Other words same feeling

domingo, 30 de março de 2014

BENFICA: A LIMAR O TÍTULO!

SP.BRAGA 0 - 1 BENFICA 
                                                                             ( lima)

Um passo importante para o Benfica, esta vitória em Braga.
O que parecia difícil, foi 'fácil' mesmo antes do jogo começar, o Braga sem 9 dos habituais titulares é algo de estranho e pareciam facilitadas as coisas...
O Benfica encarou o jogo como se fosse normal, e isso revelou-se pela a atitude dos jogadores bracarenses, afinal podia ser o jogo da vida deles ...e foi.
Um Braga, sem medo, sob a batuta de Ruben Micael, com a força e determinação da juventude, encarou o Benfica olhos nos olhos.
O Benfica entrou forte,marcar era uma bênção e depois gerir era um sacrifício ou não.
Marcou cedo, Lima apareceu a encostar, um passe e jogada de Rodrigo.
Estava feito o mais difícil, depois era gerir...mas para o Benfica foi o cabo dos trabalhos conseguir isso.
O Braga foi um equipa heróica, dados os condicionamentos, bateu-se com o líder, como se fosse uma equipa do seu nível, entre o David e Golias, ganhou um Goliaszito...
Uma  Braga lutador, com umas falhas aqui e ali, devido à 'virgindade' de alguns jovens jogadores,mas chegou a encurralar um Benfica que se encolheu, talvez para controlar melhor.
Oferecer a bola ao adversário, podia ser perigoso, mas a arma benfiquista era surpreender nas costas da inexperiência bracarense.
Ficou-se pela margem mínima, o suficiente, para manter a liderança, um vitória a 'limar' o caminho do título cada vez mais perto...

SPORTING: O 'ROJO' DO LEÃO

SPORTING 1 - 0 V.GUIMARÃES
                                                  (rojo)

Em Alvalade, tem leão que continua a 'rojir'.
Desta vez foi Rojo, que no inicio da 2ª parte desbloqueou uma situação complicada.
Marcou aos 48 minutos, mas já se previa uma atitude mais agressiva e pressionante do Sporting.
Quando se tem na frente uma equipa bem equilibrada, ocupando quase todo o campo é difícil furar.
Carlos Mané foi a 'broca', quase sempre a jovem aposta de Jardim, foi o mais irreverente, está num bom momento e é criativo quando as coisas se tornam difíceis.
Mesmo assim a baliza vimaranense foi pouco assediada, o Guimarães estava bem organizado para adiar o mais possível o golo leonino.
No segundo tempo, Rojo marcou, deixou a descoberto o Guimarães e incentivou a equipa leonina numa vontade extra.
Foram sucessivos os ataques, Mané faz centro remate perigoso; Slimani amortece de cabeça, para Capel empurrar Douglas defende; até Montero (entrado ao intervalo) fez gosto ao pé (anulado por fora de jogo inexistente). O Sporting, depois do golo sentiu-se mais solto,mais forte, fez recuar o encolhido Guimarães.
O Guimarães levou tempo a soltar-se de um leão objectivo e ainda criou alguma aflição perto da baliza leonina.
Talvez o descomprimir de 15 minutos mais intensos, deixou mais espaço aos vimaranenses poderem achar que podiam assustar o Sporting, o que de facto fizeram..
O Sporting 'relaxou' e Patrício e seus pares tiveram junto da baliza trabalho extra...
O Sporting venceu um dificil Guimarães, com sangue na guelra, deixa agora a 'batata quente' para 'pedreira' em Braga, onde o Benfica vai ter de vencer para manter a distancia confortável dos 7 pontos.
Curiosidade, o Sporting jogou com o nome de sócios 'premiados', nas suas camisolas, uma homenagem ao apoio constante à equipa...




sábado, 29 de março de 2014

TAÇA DE PORTUGAL: VANTAGEM MÍNIMA...

Disputou-se a 1ª mão das meias finais da taça de Portugal, objectivo:- rumo ao Jamor!
Enquanto em Braga, ouve um empate, 0-0, ante o Rio Ave, no Dragão, o FC Porto venceu o Benfica por 1-0, golo de Jackson.

Em Braga, um jogo muito equilibrado, com oportunidades dos dois lados, um Rio Ave determinado a tentar chegar a uma final. O nulo deixa boas perspectivas para o clube de Vila do Conde que em sua casa pode superar-se. O Braga é sempre um incógnita, uma equipa com ideias renovadas pelo novo treinador (Jorge Paixão) é bem capaz de vencer fora...tudo em aberto, Jamor espera!

No Dragão, o FC  Porto mandou em casa própria. A vencer desde cedo (golo aos 6 minutos), não perdeu o fôlego e o objectivo era levar para a Luz a maior diferença possível.
O Benfica, foi uma equipa demasiadamente cautelosa, a ideia era levar um resultado o mais agradável possível.
O FC Porto dominou, sem que o Benfica timidamente espreita-se oportunidades que Fabiano anulou. Artur, também teve de se aplicar, no seu regresso à baliza benfiquista...
O 1-0, vantagem mínima portista, presume um grande jogo na Luz, com o Benfica a ter que puxar dos galões de líder do campeonato se quiser voltar a repetir a presença  na final no Jamor.

quinta-feira, 27 de março de 2014

JORNADA 24: BENFICA, quase quase....

Aproxima-se cada vez mais o final do campeonato.
O Benfica mantém-se na frente com a mesma vantagem dos perseguidores,Sporting e FC Porto(7 e 12 pontos).
Uma vitória clara, na Luz, 3-0 contra a Académica, um jogo de sentido único, um Benfica pressionante e um vencedor justificado.
O Sporting, safou-se na Madeira. Marcou cedo ao Marítimo, mas os madeirenses recuperaram de imediato. Um jogo equilibrado, com o Sporting a ter períodos de superioridade e no final da 1ª parte passou para a frente, 1-2, justo! A vencer, a missão era controlar a vantagem, que se prolongou no final do jogo, 1-3, tirou as dúvidas e aflições!
O FC Porto teve grandes dificuldades para vencer o lanterna vermelha Belenenses.
Um resultado escasso, mas suficiente,1-0, depois de algumas situações onde postes e barra e Matt Jones, evitaram a todo o custo a derrota que só chegou no fim.
Apesar do empate, em Setúbal,o Estoril mantém-se destacadissímo no 4º lugar, um lugar europeu quase garantido.
O Nacional mantém também as aspirações europeias a 3 pontos do Braga, depois disso todos os seguintes diferem 5/6 pontos, uma tabela a meio bem equilibrada....
No fim da tabela, Olhanense e Belenenses mais isolados no fim, 18 e 17 pontos respectivamente,com o P.Ferreira já a 4 pontos, que tem ganho e é a sua safa...

O FUTEBOL CONTINUA....EXCITANTE!!!

sábado, 22 de março de 2014

O REGRESSO..

Sei que aqui o ADEPTO tem andado afastado das andanças futebolísticas,coisas do fórum pessoal obrigou a isso, mas sempre que possível se vai actualizando a informação e dando a opinião que alguns de vocês seguem.

Cá pela nossa praça, o Benfica continua de vento em popa na frente, agora a 12 pontos do FC Porto (3º)(que perdeu em Alvalade) e mantem a segura distancia de 7 pontos para o eterno rival Sporting (2º).Ainda faltam 6 jogos, tudo pode acontecer, sabendo que o Benfica ainda joga em várias frentes, taça de Portugal e da Liga e a Liga Europa, terá que ter uma gestão adequada para não falhar.

Benfica e FC Porto estiveram brilhantes na Liga Europa, estão nos 4ºs Final, mesmo empatando 2-2 e agora já se sonha com uma final a dois....saíu-lhes adversários 'passaveís' -AZ Alkemmar e Sevilha, respectivamente- equipas com qualidade mas os portugueses estarão a um nível ligeiramente superior...mas no futebol tudo pode acontecer.

terça-feira, 11 de março de 2014

JORNADA 22: BENFICA MAIS PRIMEIRO

Esta jornada deixou o Benfica mais na frente.
Ganhou ao Estoril , na Luz, por 2-0, golos de Luisão e Rodrigo, beneficiou do empate do Sporting em Setúbal (2-2), para ganhar mais dois pontos de diferença.
O Sporting com este empate, afastou-se do sonho de se chegar à frente e vê os rivais portistas mais próximos, só a 2 pontos.
Agora com o Sporting a 7 pontos, o Benfica parece cada vez mais perto de ser o novo campeão.
O FC Porto, em 3º, mantém os 9 pontos de diferença, do líder e aproximou-se do rival Sporting, ao vencer o Arouca por expressivos 4-1, golos de Quaresma (2), Carlos Eduardo, Jackson.
O F C Porto, terá a possibilidade de ultrapassar o Sporting, se vencer em Alvalade, na próxima jornada ou o Sporting alargar a vantagem para 5 pontos, se vencer o rival.
Na luta 'europeia', além do isolado Estoril, Nacional, Braga, Guimarães e Marítimo, tem essa possibilidade em aberto.
No fim da tabela, o Paços de Ferreira voltou a ficar isolado em último, a um ponto do Olhanense e Belenenses, com o Arouca a 3 pontos. Destes, dois terão a sina da descida ...

quarta-feira, 5 de março de 2014

JORNADA 21: UM QUASE ADEUS...

Esta jornada veio quase afastar o FC Porto da renovação do título.
O empate em Guimarães (2-2) , deixa os portistas a nove pontos do líder Benfica, que venceu no Restelo, o Belenenses por 0-1.
Tudo ainda pode acontecer  a 9 jornadas do fim, mas as probabilidades estão cada vez mais escassas.
Numa luta quase a dois, o Sporting mantém-se a 5 pontos do Benfica, depois de uma vitória suada, frente ao Braga em Alvalade. Uma reviravolta para 2-1, depois de estar a perder 0-1.
O Estoril soma e segue, goleada ao Olhanense (4-0) , mantém a 4ª posição e só a 4 pontos do FC Porto.
A meio nada de novo, 6 equipas separadas por nove pontos, 3 delas com os mesmos 27.
O fim da tabela equilibrou-se, o P.Ferreira chegou-se mais acima e igualou, Belenenses e Olhanense nos 16 pontos tendo só o Arouca a 3 pontos, 19.
Assim vai emocionante o campeonato, com o FC Porto a destoar pela negativa,coisa rara, a excelente prestação do Sporting e Estoril e o Benfica parece ter acertado, a ideia. que jogo a jogo se podem ganhar campeonatos. Luta renhida no fim da tabela a ver quem se livra da tristeza de sair de ao pé dos grandes.

domingo, 2 de março de 2014

ALGUÉM PÁRA O SPORTING?

SPORTING 2-1 SP.BRAGA 
jefferson, slimani                       rui patrício p.b.


O titulo pode sugerir um Sporting avassalador, não é o caso, mas este Sporting insiste em continuar a vencer e convencer o suficiente para manter o 2º lugar com  mérito.
Neste jogo, esperava-se um Sp. Braga, diferente, motivado o suficiente devido à alteração de treinador, tipo 'mostrar serviço'.
O Sporting, sem Adrien e Montero, teria de disfarçar as duas ausências.
Jardim apostou na lógica, Slimani na frente, e 'surpresa'(?) Magrão (pouco utilizado) e 'novos' alas Mané e Carrillo.
O Sporting demorou a encaixar as ideias, a rotinar os 'novatos' mas o objectivo  era bem claro: baliza-golo.
O Braga jogou na expectativa, mas nas tentativas de saída, o Sporting (William Carvalho) anulava rapidamente.
Um Sporting ligeiramente diferente, talvez mais lento, mas mais trabalhador, a defender mais unido, a atacar mais cauteloso (mais pela certa).
O Braga foi percebendo este Sporting e como 'fugir' às marcações chegando mais à frente.
Um Sporting perfeito estaria a vencer, mas o salvador Slimani, parecia incomodado pela titularidade.
Contra a corrente do jogo, o Braga tem a  sorte do seu lado e marca em Alvalade.
Cruzamento, Patrício saí em falso, a bola sobra para Rafa, que remata ao poste e apanha Patrício no caminho. Um autogolo caricato, porque Patrício parece tentar desviar-se da bola.
O Braga pouco tinha feito para justificar a vantagem, só um livre directo, que Patrício tinha desviado.
O Sporting continuou a insistir, nos últimos minutos Slimani podia de cabeça ter dado o empate, mas Eduardo defende à queima, na insistência Maurício faz um defesa tirar a bola em cima da linha de baliza.
Uma injustiça ao intervalo, premiando a eficácia do Braga.
O regresso, quase só deu Sporting. Ajustadas e corrigidas as posições, o Sporting melhorou a rotação de bola, Carrillo e Mané tornam-se mais visíveis, André Martins mais rematador,Slimani mais presente.
Jardim aposta em Heldon (saiu André Martins) e mais tarde em Capel (saiu Carrillo), ficando Mané de apoio a Slimani. 
Foi numa arrancada de Mané que o Sporting chega ao empate. Sassou parou o miúdo com falta e Jefferson enganou Eduardo, no penalti, repondo a igualdade.
O empate animou mais ainda o Sporting, o Braga tinha recuado pela pressão, o jogo era verde e branco, um domínio natural. 
Na insistência, o Sporting dá a volta ao jogo. Slimani aproveita um corte incompleto de cabeça, remata 'de raíva' de primeira, tabela num defesa, engana Eduardo.
Reposta a verdade no jogo, um Sporting superior deveria estar a ganhar.
O jogo manteve-se mexido, com o Braga a tentar corrigir as perdas,com um Sporting muito mais atento a defender os 3 pontos.
Foram cerca de 15 minutos de sofrimento,sem deixar de espreitar um golo que matasse o jogo, o Sporting aguentou firme e hirto um resultado que o mantêm destacado no 2º lugar do Campeonato.