Other words same feeling

sábado, 24 de maio de 2014

REAL MADRID CAMPEÃO EUROPEU!!!!!!!!!!!!

REAL MADRID 4-1(após prolong.) ATLÉTICO MADRID
ramos,bale,marcelo,ronaldo(pen.)                                                           godín


REAL MADRID: Casillas,Carvajal,Varane,Ramos,Khedira,Modric,Di Maria,Bale,Benzema,Ronaldo
ATL.MADRID: Courtois,Juanfran,Miranda,Godín,Filipe Luis, Raul Garcia,Tiago,Gabi, Koke, Diego Costa,Villa.
Jogaram ainda: morata,marcelo,isco /adrian,sosa,alderwerelder

Lisboa, Estádio da Luz

Lisboa , foi a capital de Espanha.
Milhares de espanhóis invadiram a cidade, instalando-se nas mais variadas praças, avenidas, ruas, ruelas, travessas. Três focos de ajuntamento, no estádio, Rossio (apoio ao Real), Parque Eduardo VII (apoio ao Atlético).
O som do castelhano zurzia pela cidad, com muito portunhol à mistura, para que o entendimento fosse quase perfeito.
No Estádio é que estava a festa, a principal, as outras eram as festas del puevo...
O amor ao futebol, fez milhares de espanhóis, fazerem no minímo 700 km para estarem ali no ambiente da festa, já que no estádio só 75 mil lá cabiam. Uma loucura....saudável, para bem do turismo de Lisboa.

O jogo? Pois o jogo, a razão disto tudo, a final da Champions League, a grande final Castelhana.
Começar sem alguns dos protagonistas esperados, de um e de outro lado, foi o primeiro impacto do jogo.
O Real, sem Pepe, porque Alonso já se sabia, e Ronaldo limitado, o Atlético sem Arda, Diego Costa limitadissímo (saiu aos 9 minutos).

O que viu foi um jogo demasiado cauteloso, afinal era uma final, o Atlético dentro das suas características mais defensivas, o Real com o propósito de procurar o golo o mais cedo possível.
Fora Bale o mais perigoso, do pouco que o Real teve antes do golo do Atlético aos 36 minutos.
Uma saída em falso de Casillas, Godín saltou mais alto e de cabeça que Khedira e marcou, por cima do esforçado guardião que ainda tentou recuperar a bola.
A vencer, o Atlético teve mais cinco minutos a dominar e quase fez o segundo, mas o Real era quem mais procurava o golo, mesmo sem ter tido oportunidades flagrantes.
Di Maria, era o mais inconformado, o mais ágil, a gazua, na falta de Bale, Benzema (o inerte) e do limitado Ronaldo.
A vencer ao intervalo, o Atlético deixou a ideia que o colectivo é muito forte e aguentar a vantagem talvez fosse o mais indicado (dada a ineficácia do Real), mas marcar seria o ideal para descansar.
No segundo tempo, o Real agigantou-se, veio mais voluntarioso, mas só Di Maria mantinha a dinâmica inicial, Modric o estratega, tinha sempre um colchonero à perna, assim como quase todos os do Real.
O Atlético sabia defender, não dar espaços era a o mais certo, para não haver surpresas.
Enquanto as forças dessem, haveria de ser assim, espreitando a baliza de Casillas ao longe.
O Real dominava, ou seja tinha a bola, mas não criava perigo, os livres de Ronaldo não saiam bem, só um obrigou Courtois a boa defesa. 
O desespero  e o tempo a correr não ajudavam e só o limite das forças do Atlético poderia fazer a diferença, ou um milagre...
Minuto 92/93 , o milagre aconteceu, Sérgio Ramos saltou mais alto que a defesa colchonera, marcou de cabeça e deixou  a maioria dos madrilistas em delírio. Um a um, prolongamento...sem antes que o Atlético tenta-se a última golpada, nos minutos restantes.
O Atlético já estava a dar mostras do limite das suas forças e sem mais trocas possíveis, seria difícil aguentar mais a força do balão de oxigénio que o golo de Ramos deu à sua equipa.
O Real foi pressionando, sempre Di Maria e dele saiu o 2-1, uma jogada incrível pela esquerda, a sua esquerda, um remate que Courtois evitou entrar directo, ressaltou alto ao segundo poste e Bale confirmou o acompanhamento, de cabeça enfiou a bola na baliza colchonera.
Era já a segunda metade do prolongamento, muito resistiu o Atlético, uma equipa com uma força colectiva enorme, com um meio campo trabalhador e solidário, entre Tiago, Gabi e Koke, uma união incrível...
Todos os homens tem um limite, e o Atl´tico passou para além do limite,como hérois que em busca de um título se batem para além das suas forças.
Por isso, Marcelo fez o terceiro, porque já não tinha ninguém para enfrentá-lo, porque passou mais rápido sem pedir licença e só Courtois, ainda defendeu, mas não evitou que o remate beijasse as redes.
Ainda houve tempo para o melhor do mundo deixar a sua marca. Um castigo demasiado pesado para o Atlético, um 4-1 que só faz diferença pelo excesso de golos.
Ronaldo marcou, de penalti, a castigar falta sobre si, fechou a época com chave de ouro, o melhor do mundo e campeão europeu, melhor marcador da Champions (17 golos!!!), fez um jogo limitado sem arriscar com o medo de não se poder mostrar no Mundial do Brasil.
O Real Madrid é campeão europeu, la décima, como era desejada à muito, como símbolo, como meta, como horizonte, que foi atingida e outras metas virão porque no futebol a meta seguinte é o objectivo.




CHAMPIONS WOMEN LEAGUE: WOLFSBURGO BICAMPEÃO!

TYRESÖ 3-4 WOLFSBURGO
marta 2, boquete popp, müller 2 ,faisst


Lisboa, Estádio do Restelo.
Uma final virada ao Tejo, a paisagem a condizer com a importância do momento.
Dum lado a equipa campeã europeia em título, do outro, pelo menos, a melhor jogadora do mundo, a brasileira Marta & compª.
O jogo fez jus à sua importância, sete golos e muita emoção.
Dois minutos para fazer a diferença, primeiro com Marta a desviar-se de 3 adversárias e rematar para o golo, depois um contrataque, onde Press fez tudo e entregou a Boquete que empurrou para a baliza alemã.
Se as suecas em vantagem ao intervalo 2-0, deixaram no ar a vitória quase garantida, as alemãs trouxeram ao segundo tempo que no futebol não há impossíveis. Em 7 minutos, empataram...
Popp de cabeça, entrada fulminante a cruzamento da direita e um contra ataque de Muller isolada não perdou.
O Tyresö tinha a Marta, simplesmente...que fez o 3-2 (o seu segundo), num belo remate em arco,depois de desviar as adversárias já na área com um toque subtil de calcanhar...pura arte!
Quem diria que um grande jogo se adivinhava? 
Um jogo de loucos, um futebol mais artista das suecas, um futebol mais físico e pragmático das alemãs.
Um equilíbrio em estilos diferentes, o que torna o futebol bonito e completo.
As campeãs europeias foram à procura de revalidar o título, esforço e determinação fez valer a pena o resultado final.
O empate, aos 68 minutos, 3-3, deixou a ideia de um prolongamento, mesmo com o Wolfsburgo a dominar a partida com Marta a contrariar com rasgos de génio.
Foi mais forte a determinação germânica que a 10 minutos fim, colocou-se em vantagem que viria a dar-lhe o título de bi-campeã europeia. Müller foi a heroína, ao marcar, o 3-4, jogada de Kessler, entrada pela direita, simulação abriu o caminho para entregar de bandeja a Muller.
Uma incrível final europeia feminina, um jogo de fazer inveja a muito macho ...
O Wolfsburgo é bi campeão europeu!


PLAY IN: P.FERREIRA FICA NA 1ª LIGA

Depois de ter empatado 0-0 no campo adversário, Desp. Aves, o P. Ferreira venceu em sua casa por 3-1 garantindo a permanência na 1ª LIGA.
O P. Ferreira que foi a surpresa do ano anterior ao ficar na 3º lugar do campeonato, disputando o acesso à Champions, teve a necessidade de lutar pela permanência, vá-se lá saber porquê....
Passar do 8 ao 80, e de o 80 ao 8 de novo, coisas que o futebol é pródigo, deixa a ideia que no futebol tudo é possível.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

OS ESCOLHIDOS PARA PASSEIO AO BRASIL

Paulo Bento (?) escolheu os 23,
passo a anúnciar,

Rui Patrício -SCP-
Eduardo -SCB-
Beto -Sevilha

André Almeida- SLB-
João Pereira-Valência
Bruno Alves- Fenerbahçe
Pepe - Real Madrid
Fábio Coentrão-Real Madrid
Ricardo Costa-Valência
Neto- Zenit

Miguel Veloso- D.Kiev
William Carvalho-SCP-
Raul Meireles-Fenerbahçe
Ruben Amorim- SLB-
João Moutinho- Mónaco

Cristiano Ronaldo- Real Madrid
Eder - SCB
Helder Postiga- Valência
Nani- Man.United
Rafa- SCB
Hugo Almeida- Fenerbahçe
Varela- FCP
Vieirinha- Wolfsburgo

Esta é a 'nossa' selecção, o que trocavas, o que colocavas, o que tiravas?

SCB-3, SLB-2 , SCP-2, FCP-1
Fenerbahçe-3, Real Madrid-3, Valência -3 Mónaco-1, Zenit-1, D.Kiev-1, Man.Un.-1,Wolfsburgo-1, Sevilha-1



domingo, 18 de maio de 2014

TAÇA DE PORTUGAL: O BENFICA, TRIPLICOU....

BENFICA 1 - 0 RIO AVE 
                                                             gaitan 

Ao vencer a Taça de Portugal, por 1-0, o Benfica conquista uma tripla de títulos este ano- Campeonato,taça de liga e taça de Portugal.
Uma tripla que podiam ser quarto, não perdesse a Liga Europa na passada quarta feira para o Sevilha.

A magia da Taça tem no imprevisto e na festa envolvente o grande ingrediente para que seja especial sejam quais forem as equipas envolventes.
Hoje foi um belo jogo da taça, um Benfica que aparentemente favorito, mas que teve de sofrer para levar o troféu para a Luz.
Um Benfica com o objectivo de marcar, conseguiu, aos 20 minutos por Gaítan e depois segurar a vantagem
O Benfica mostrou-se uma equipa cansada, fisicamente e psicologicamente, mas dominou no primeiro tempo, com posse de bola suficiente para não deixar o Rio Ave espreitar um ataque.
O Benfica esgotou-se, já acabou o 1º tempo em esforço, o Rio Ave esforçou-se e guardou-se levou a fé que com crer talvez altera-se as coisas. 
O Rio Ave foi um grande equipa no 2º tempo, encostou os 'mortos' (palavras de Jesus) ás cordas, foi superior ao Benfica, teve mais oportunidades (uma no poste, uma grande defesa de Oblak) as suficientes para darem a volta ao jogo. Um massacre, a que faltou eficácia e alguma sorte.
O Benfica foi aguentando, levou o tempo aguentando, teve alguns minutos que sacudiu a pressão perto do fim, mas o Rio Ave foi um digno vencido, pelo que obrigou o estoirado Benfica a sofrer.
Fica o 1-0 para a história do Benfica, a 25ª Taça de Portugal, um belo golo de Gaítan.
Fica a histórica tripla e uma dobradinha que não acontecia à 27 anos, fica uma época gloriosa, para limpar desgraça do ano anterior.
Fica a magia da Taça, do Jamor, da festa mais bonita e justa,o expoente máximo do futebol em Portugal!!!!

sábado, 17 de maio de 2014

FINAL DA LIGA EUROPA: 'O BARBETO DE SEVILHA'

SEVILHA 0-0 (4-2 penaltis) BENFICA 


'O Barbeiro de Sevilha' é uma ópera bufa em dois actos, um história de amor rebelde, quase impossível..
'O BarBeto de Sevilha' foi  uma ópera, tocada a castanholas, em dois principais actos (as paradas de Beto nos penaltis), a história de amor, humm....um beijo polémico, alegrias....
Se de um lado a ideia era  quebrar a 'maldição' apregoada, do outro era atingir a 3ª taça europeia.
Em jogos destes não há favoritos, há apenas a sensação que uns podem estar a jogar melhor, mas tudo muda com as caracteristicas do jogo e no decorrer do mesmo.
Confesso que esperava mais de uma e outra equipa, principalmente do Benfica que conheço melhor, mas o jogo não correu bem para o lado benfiquista.
Algo faltou ali na transição, na posse de bola, no encontrar de caminhos à baliza Andaluza.
Enzo Perez? Talvez, Ruben Amorim e André Gomes foram muito defensivos e Gaitan demasiado na frente não deu arte ao habitual futebol encarnado. A forçada substituição de Sulejimani,por lesão, entregou a Maxi funções inesperadas, mas o uruguaio saiu-se bem.
O Sevilha esperou para perceber como poderia furar a muralha benfiquista, foram mais rápidos a pensar, em geral por Rakitic, lançando Bacca ou Reyes.
Um jogo com algumas oportunidades parte a parte, mas que Beto e Oblak souberam evitar qualquer golo, o que levou  a decisão para os penaltis.
Se antes, já Beto tinha isso importante, mais ficou ainda ao parar os penaltis de Cardozo e Rodrigo, de modo irregular? Pois, talvez, a experiência falou mais alto....

terça-feira, 13 de maio de 2014

LIGA ZON: ÚLTIMA JORNADA

A última jornada da Liga Zon foi repartida em dois dias.
Tudo estava decidido nos lugares cimeiros, só faltando apurar o clube que descia e o que disputaria a liguilha/play off para tentar ficar na liga principal.
Assim, ficou definida a descida do Olhanense e que o P. Ferreira discute a permanência com o Desportivo das Aves, o 3º possível  de subida. Ambos perderam, 3-1 em Setúbal (o Olhanense) e 2-4 em casa, com a Académica (o P.Ferreira).
Houve um clássico, digamos que um clássico 'B', num jogo sem qualquer interesse, só o prestigio e a rivalidade contava. Um jogo que soube  a pouco, um clássico de segunda categoria.
O FC Porto venceu o Benfica, 2-1, mas não teve o feeling do costume, já que o Benfica optou por poupar alguns dos titulares já a pensar na final da Liga Europa, em Turim.
O Belenenses venceu o Arouca 1-0, e ficou descansado quanto à permanência.
No derby minhoto, o Guimarães bateu o Braga 1-0, fechar a ganhar uma época difícil e de renovação.
No Domingo, no fecho do campeonato o foco estaria em Alvalade,só  pela curiosidade de se saber  o que  faria o surpreendente Estoril. Simplesmente ganhou, a única equipa a ganhar na toca do Leão, um jogo já com sabor a férias, lento e sem grandes oportunidades. Um escasso golo, de penalti.O Sporting fechou com uma derrota, uma época que atingiu o objectivo, ir à Champions.
Dos dois jogos restantes, o Gil Vicente venceu o 'europeu' Nacional, 1-0 e o Marítimo também venceu 1-0 o cansado (?) Rio Ave, o meio da tabela não mexeu muito ...

Este ano findou, em jeito de balanço, o Benfica é um justo vencedor, o Sporting um renascido  vice, o FC Porto o mais irregular, o Estoril espectacular 4º.
O Rio Ave, uma boa época, premiada com duas finais (taça da Liga e de Portugal) acesso à liga Europa.
A desilusão total foi o P.Ferreira, de 3º, a lutar pela permanência, foi o preço a pagar pela saída do mister Paulo Fonseca. O Olhanense volta à 2ª liga depois de 5 épocas entre os grandes.

domingo, 11 de maio de 2014

TAÇA DA LIGA: BENFICA TEM 5!!!

RIO AVE 0-2 BENFICA 
                                                                                         rodrigo,luisão

O Benfica conquista mais uma taça da liga, ao vencer o Rio Ave por 2-0, com um golo em cada parte.
Só um Benfica determinado venceria um Rio Ave destemido, um Benfica com espírito vencedor e confiante e um Rio Ave aproveitando a suprema novidade de estar numa final pela primeira vez e ter a oportunidade de derrubar o campeão.
As motivações eram similares em calibre, as diferenças (expostas no campeonato) teriam de ser confirmadas em campo.
Se o Benfica teve bem no 1º tempo, o 2º teve a supremacia  vila condense, mas são os golos que fazem a história do jogo e fica registado que o Benfica ganhou por 2 de diferença.
Um golo em cada parte, um golo cedo, que descansou benfiquistas, que fez o seu jogo fluir como sempre,     um Rio Ave  que demorou a reagir porque um Benfica subido não deixava.
O Rio Ave foi uma equipa a altura de uma final, debateu-se bem, assustou bem Oblak (o Benfica tem a baliza segurada no futuro), mas este ano o Benfica está forte e recomenda-se,sabe gerir a bola, resultado,esforços...graças a erros do passado, corrigidos e ampliados de ambição. 
Uma final, mais uma do Benfica, mais uma vencida, são 5, a taça da liga, ganhou prestigio, algum folclore, 
um titulo, mais um ...

domingo, 4 de maio de 2014

JORNADA 29-SPORTING: A 'FEIJÕES' SAIU EMPATE

NACIONAL 1-1 SPORTING
diego barcellos    nuno campos autogolo


Já com as contas resolvidas, os lugares fixos, o campeonato terá interesse para quem luta pela descida.
Seria e foi um jogo de cumprir calendário, onde apenas o prestigio e orgulho pode fazer a diferença.
O Sporting não foi o mesmo, sem Adrien, o jogo custou a correr, porque Magrão não tem rodagem, porque André Martins, ficou mais 'preso' a jogar ao lado de Wiliam.
As soluções eram Capel e Carrillo, mas não foram um sarilho para o Nacional, poucas foram os perigos criados, Slimani assustou duas vezes...
O Nacional libertou-se de vez em quando, Djannini era o mais perigoso,mas Patrício andou sempre atento.
Como o Sporting não marcou, o defesa Nuno Campos, fez o 'favor' de o fazer, um autogolo quando o destino da bola era um corte para canto.
Ganhar ao intervalo, era um prémio para os leões, que se mostraram só ligeiramente superiores.
As contas só se fecharam a 15 minutos do fim, quando Barcellos encontrou espaço para bater Patrício.
Até aí, o Nacional deu ar que queria dar a volta ao jogo, foi ligeiramente superior, inverteram-se os papeis.
Num jogo a 'feijões', um empate caiu como uma luva, ao que foi a presentado justificou-se.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

LIGA EUROPA: O PILREAR DA ÁGUIA, E O MBIARBEIRO DE SEVILHA!

JUVENTUS 0 - 0 BENFICA 


Uff, uff, uff, o sufoco acabou, quando o apito final suou.
Não se poderá dizer que foi um grande Benfica pelo futebol jogado, mas foi um Benfica ENORME, pelo que não jogou, por o que não deixou jogar a Juventus, pelo controle invisível do jogo.
Jesus estava certo, em parte, para passar tinha de marcar. O Benfica não marcou, mas tentou surpreender nos primeiros minutos de cada parte, depois sabia que tinha de sofrer, se não marcasse, ter espírito de sacrifício, dar pouco espaço, correr mais e roubar a bola, estar com ela, adiar o mais possível o tempo, para que o tempo depressa chegasse ao fim.
A Juventus, fez tudo para marcar, só que à medida que o tempo passava, menos ideias tinha, mais encontrava barreiras, mesmo em vantagem numérica desde os 67 minutos (expulsão de Enzo), não marcou.
No Benfica, houve união, a cada movimento houve atenção, o jogo estava pendente de uma pequena falha de um deslize.
Teve em Luisão, um salvador, um lance que de cabeça, tirou o golo certo na primeira parte e na segunda, foi Oblak que segurou o empate e o seu futuro como guarda redes benfiquista.
O Benfica conseguiu evitar que a Juventus voltasse a sua casa gloriosa, para que fosse ele, o glorioso, a voltar para disputar a final, em casa alheia.

VALÊNCIA 3-1 SEVILHA 
feghouli,jonas,mathieu     mbia


Tudo parecia levar o Valência à final de Turim, parecia a repetição da reviravolta dos quartos de final, empatar a eliminatória na primeira parte e na segunda tentar e conseguir o golo milagreiro.
Isso foi conseguido aos 70 minutos, o 3-0 punha o Valência na final e seria mais um jogo épico na história do clube e da Liga Europa.
Só que os jogos só acabam, mesmo quando o apito soa. Já nos descontos, Mbia, o homem do calcanhar (lembram-se?), de cabeça deu  o 'arroz à valenciana' equipa da Catalunha. Mbia, o barbeiro de Sevilha, gelou o Mestalla. 
O Sevilha vai a Turim disputar a final com o Benfica.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

CHAMPIONS: UM CHEIRO ESPANHOL...

CHELSEA 1 -3 ATL. MADRID
torres                  adrián, d.costa (pen),arda

Quando se tem todas as possibilidades de 'em casa' resolver a eliminatória, de estar a vencer e não conseguir....
O Chelsea teve o pássaro na mão, mas deixou-o voar, tudo graças a um Atlético Madrid que soube, dedo a dedo, libertar o pássaro rumo a Lisboa.
Os espanhoís sabiam que com um golo, obrigavam o Chelsea a ter de marcar dois, jogaram com a tranquilidade necessária e mesmo a perder nunca se mostraram desesperados.
O Chelsea nunca funcionou como equipa, viveu da pouca inspiração de Hazard e de alguns rasgos individuais de Torres.
Quando marcou, manteve uma postura mais defensiva, controlando o Atlético que se foi libertando aos poucos e foi brindado com o empate a finalizar a primeira metade do jogo.
Em vantagem, o Atlético esperou a reacção do Chelsea, mas os ingleses continuaram a não funcionar como equipa, não havia estratégia, ideias, de como chegar à baliza colchonera.
Quando o Atlético fez o 1-2, de penalti, falta de Eto'o sobre Diego Costa, que Diego marcou, a final de Lisboa estava mesmo ali tão perto...
Sentiu-se que o Chelsea já não teria capacidade de dar a volta ao jogo, mesmo com meia hora para jogar.
O Atlético começou a pegar mais na bola, a mantê-la, a rodá-la, a funcionar como um todo, uma equipa que soube ler melhor as inercias  e a pouca capacidade do adversário.
O Chelsea foi esforçado, mas parecia que mente e corpo nunca entraram em connecção, nunca foram a simbiose perfeita para que tudo desse certo.
O Atlético descontraiu-se e com naturalidade fez o 1-3, tirou bilhete definitivo para a presença na Luz, um golo,uma jogada que confirma a união, um querer, uma determinação.
O Atlético Madrid é o justo finalista, uma época brilhante, segue na frente da Liga espanhola, e agora tem a possibilidade de 40 anos depois voltar a uma final da Champions.