Other words same feeling

terça-feira, 28 de outubro de 2014

JORNADA 8: O HARMÓNIO PONTUAL ENCOLHEU...

O destaque nesta  jornada vai para a derrota do Benfica, em Braga, a primeira  derrota deste campeonato!
O Sp.Braga chegou-se mais à frente, na carruagem dos 14 pontos junto ao Rio Ave, P.Ferreira e Belenenses.
Lá por cima, o líder não mudou, continua o Benfica, mas encurtou-se distancias, então de ponto em ponto, seguem, FC Porto, V.Guimarães e Sporting (slb 19, fcp 18, vsc 17, scp 16).
O Harmónio pontual encurtou, as notas pontuais podem mudar a qualquer jornada e a música do título toca ao som de várias cores...
O campeonato ainda está no inicio é certo, mas começa a criar altas expectativas a cada jornada...




sábado, 25 de outubro de 2014

REVISTA EUROPEIA...

CHAMPIONS

SHALKE04  4-3 SPORTING
nani, adrien 2

Um jogo de valentia dos leões, com várias adversidades, a lesão de Slimani, a explosão de Maurício, mesmo a ser o primeiro a estar a vencer, os alemães deram a volta ao jogo.
Uma excelente recuperação não merecia a atrocidade de um penalti inventado pelo fiscal de baliza que deu a vitória aos alemães já nos descontos.

FC PORTO 2-1 ATL. BILBAO
jackson, quaresma

Os portistas tem conseguido manter-se a um nivel razoavelmente satisfatório fora de portas (na champions).
Mais uma vitória, mas quase a deixava fugir e assim perder a oportunidade de se destacar na frente.
Solução?
Quaresma.
Lopetegui tem tido a sorte ou a mestria de explorar a indignação de Quaresma.Quando esse inconformismo é transformado em golos,safa-se o FC Porto, safa-se o treinador e Quaresma volta a ter protagonismo.

MÓNACO 0-0 BENFICA 

O mais interessado em vencer era a equipa portuguesa a fim de não perder o comboio dos pontos.
Um jogo amorfo dos dois lados, com poucas chances de golo, uns pareceram não conseguir fazer melhor, outros deixaram-se levar por um resultado conveniente, o Benfica saiu pior com este resultado.

LIGA EUROPA

ESTORIL 1-2 D.MOSCOVO

Falta de sorte resume um pouco o jogo. Os russos foram mais eficazes, o Estoril fez por merecer algo mais mas saiu derrotado...

STEUA 2-1 RIO AVE

A equipa de Vila do Conde é uma equipa lutadora. É essa a sua imagem de marca e mesmo a perder por dois foi à luta, quase teve a sorte do seu lado....

domingo, 19 de outubro de 2014

BENFICA: JONAS, O SERRALHEIRO!

SP. COVILHÃ 2-3 BENFICA 
traquina,erivelto / jonas 3


Quando se negligência uma competição como a taça de Portugal corre-se o risco de um afastamento inesperado. O Benfica foi à Covilhã com uma equipa secundária, Jesus apostou nas 'reservas' e se não fosse o serralheiro....
O serralheiro,Jonas, o tal, o único que se deu bem com os ares da serra,marcou 3 golos aos leões serranos e safou o Benfica de uma humilhação.
Os da casa fizeram o que podiam e puderam mais ( mesmo a perder logo aos 2 minutos) quando perceberam que este Benfica estava ao seu alcance. Porquê? 
Porque rápido foi perceptível que as águias não estavam bem entrosados, uma manta de retalhos, com duas mais valias, Artur nas redes e Jonas na frente.
Tanto que aos 10 minutos, Traquina fez o empate, isolado fez um chapelinho a Artur na sua saída, pregando uma partida aos lisboetas.
O Benfica não era capaz, de se coordenar ao ponto de criar perigo, o Sp.Covilhã valeu-se disso para crescer, fazer aqueles jogos épicos, um David contra Golias....
O Benfica, melhora com a entrada do miúdo Gonçalo Guedes por lesão de Ola John, uma mais valia para o jogo descoordenado que tinha. Então, Taborda começou   ter algum  trabalho...
Foi um Sp. Covilhã  combativo, aguerrido que deu que fazer ao sub Benfica, tanto que levou vantagem para o intervalo.
Um livre na direita de Traquina, que Erivelto, no meio dos centrais, fez por aparecer de cabeça, um remate indefensível. Um surpresa? sim, mas justificada pela luta, rigor e um crer incrível dos serranos.

Durou quase 10 minutos a vantagem, Jonas fez questão de quebrar o enguiço. 
Passe longo,de Cristante, Jonas astuto fugiu entre os centrais serranos e sem deixar cair, remata em frente dum espantado Taborda.
Começava Jonas a ser a figura do jogo, um serralheiro a serrar a serra....
Este empate obrigou o Covilhã a subir para procurar a desforra, o Benfica aproveitou bem os espaços..
Gonçalo Guedes, o 'traquina' benfiquista, a passe de Artur, correu meio campo, desviando-se dos serranos, colocou em Jonas, tabelinha com Pizzi, recebeu de novo já dentro da área e por cima de Taborda fez o 2-3 e o seu terceiro golo.
Jonas, o herói, mais experiente, o mais astuto, o goleador...
O Benfica tinha de aguentar esta magra e explosiva vantagem ou tentar arrumar com o jogo.
Optou por um misto, resguardou-se e se pudesse tentaria, quase o fez no final, o miúdo Gonçalo Guedes, de novo, isolou-se e à saída de Taborda, não deu o arco suficiente para que a bola  premiasse como um golo uma boa exibição.
Foi difícil respirar em altitude, este Benfica teve em Jonas, o oxiGÉNIO para continuar a sonhar com o regresso ao Jamor!!!




SPORTING: UM TRILEÃO NO DRAGÃO

FC PORTO 1-3 SPORTING
                                                                    jackson/ marcano(p.b),nani,carrillo

Não saber gerir um jogo em nossa casa é meio caminho para uma derrota.
Quando o adversário é o Sporting e se tem a 'coragem' de deixar o motor e a magia no banco, ou não se quer vencer ou ao correr bem o alter ego de Lopetegui subia lá no alto.
Não aconteceu e muito graças a um Sporting avassalador desde o inicio, duas oportunidades em 3 minutos,fez tremer o Dragão!
O FC Porto tentou sacudir a pressão inicial leonina, andou cerca de 15 minutos por cima do jogo, os seus artistas (Quintero,essencialmente) mostraram serviço, mas um Sporting bem organizado não deixava os portistas finalizar os lances.
Sem receio, o Sporting aventurou-se, aproveitou a confiança inicial e pela meia hora marcou.
Um cruzamento de Jonathan, a que Montero (jogou de inicio,sim!!) não chegou de cabeça, mas o central portista Marcano fez o favor de marcar um belo golo na sua baliza!
O resultado estava ajustado à ligeira superioridade leonina no momento, mas durou pouco essa vantagem.
Quintero (o melhor portista) isolou Jackson entre a desatenção da defesa leonina, o colombiano teve tempo para pensar como bater Patrício...um chapéu perfeito.
O Sporting manteve a pressão, obrigava ao erro, e assim fez Maicon aliviar uma bola para o meio campo,que Casimiro devolveu infantilmente para onde estava Montero ,que de cabeça, serviu Nani na entrada da área, parou escolheu o lado e marcou um grande golo! 
Foram 10 minutos de jogo aberto, com o Sporting a tirar partido dos erros adversários!
Os leões levam vantagem para o intervalo, porque souberam não deixaram os dragões criar...
Lopetegui aposta em Tello e Ruben Neves (Olivier e Casimiro) vem à procura dos golos e quase resulta.
Jackson isola-se (fora de jogo) manobra na área e ilude o juiz deixando-se cair em contacto com Maurício.
Penalti, o próprio marcou, mas Patrício adivinha o lado e defende repondo a justiça!
O Sporting esperava esta pressão portista, fechou-se mais, sem deixar de tentar acabar com o jogo.
Foi William que pôs à prova Andrés Fernandez, cruzamento de Jonathan a virar o jogo para o lado oposto
e o trinco leonino faz um remate raqueta de cima para baixo, golo que Andrés salva por instinto.
O FC Porto estava melhor, mas os leões melhor estavam a defender, espreitando sempre os espaço do avanço portista. Marcano teve de cabeça a chance de se limpar do erro,mas Patrício fez mais uma bela defesa...
O jogo parecia mais azulado, o Sporting aposta em Slimani (sai Montero), Lopetegui faz a aposta final em Brahimi por Adrián. Os portistas mexem mais com o jogo, faltas laterais junto à área leonina, os calafrios do costume...um penalti imaginário de Jonathan, quando a bola bate no braço e não é a intenção que bate na bola. Entra Carrillo nos leões, Capel cansado cede-lhe o lugar. Alargar-se a frente e a rapidez de ataque leonina. Brahimi mostra serviço,remata á malha lateral,depois de passar 2 adversários...
Quem não marca,sofre...porque Slimani ,o lutador, isola-se pela direita, desvia para dentro já dentro da área, remata, Andrés defende batendo num companheiro a bola sobra na esquerda para Carrillo que empurra para o 3º golo. Foi o risco da procura do empate, mas o Sporting já ameaçara e arrumou com o jogo a pouco minutos do fim.
Um jogo agradável, um FC Porto abaixo do que será capaz, um Sporting cada vez melhor, descontraído e letal. O Jamor ficou mais perto para o Leão!!!


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PORTUGAL: GOLO EM DIRECTO...NA CR7TV!!!!

DINAMARCA 0-1 PORTUGAL
                             ronaldo

É certo, foi mesmo mesmo nos finalmentes...mas foi justíssimo!!!
Foi Portugal que mais procurou vencer,mais oportunidades,mais remates, mais tudo...(posse de bola equilibrada)
Quando a equipa da casa faz muito pouco e vísivel aos 41 minutos...está quase tudo dito!
Portugal foi uma grande equipa, certinha, bem aplicada, perigosa o suficiente para sair ao intervalo a vencer descontraidamente. Faltou eficácia...
Na segunda parte, foi esperada a reacção caseira, pois os dinamarqueses queriam ficar bem vistos em casa.
Portugal aguentou alguma maior pressão, foi capaz de se ajustar à medida do jogo, Ronaldo volta
a ter nos pés a vantagem que Schmeichel anulou.
Os dinamarqueses equilibraram a partida, mas Portugal nunca deixou de tentar o golo, era o que mais precisava de pontuar.
Com o decorrer do tempo, ficou a sensação que o empate servia  aos dois.
Fernando Santos faz as suas apostas, João Mário (68') por Nani, equilibra o apoio a Ronaldo na frente.
Eder (78') por Danny, João Mário recua fica Eder chegado a Ronaldo e por fim Quaresma (84') por Tiago.
Portugal melhorou, subiu a defesa, para antecipar contra ataques, Moutinho recua para ajudar William, a bola rola mais e mais rápido.
Quando jogo chega ao último esforço, saí um Quaresma da cartola direita, um cruzamento perfeito, Ronaldo já no ar,entra em suspensão,quase esperando a bola, roda a cabeça e bate o atraso de Schumeichel e a pouca elevação de Kjaer.  Golo, em directo na CR7TV.
Um golo excelente, pelo centro de Quaresma, pela impulsão de Ronaldo, pelo significado desta vitória,mesmo no finalzinho do jogo, quando o empate serviria melhor aos dinamarqueses.
O sabor da vitória, foi  uma estrelinha que brilhou do a quem mais mereceu.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

SUB21: PORTUGAL NO EUROPEU ....

PORTUGAL 5-4 HOLANDA
r.vezo,r.neves,ricardo 2,b.silva /weghorst,kongolo,aké 2

Um jogo de loucos em Paços de Ferreira, onde a selecção portuguesa recebeu a Holanda, depois de ter lá vencido por 0-2.
Meio caminho estava feito, a vantagem quase garantia o apuramento e depois de 1-0, nos primeiros minutos,parecem que tudo estava resolvido. 
No minuto seguinte, a Holanda faz o empate e tudo volta à vantagem inicial. 
Portugal, jogava bem, controlava o jogo, a bola, várias foram as chances de golo, estes miúdos estavam endiabrados,cheios de vontade,cheios de garra e habilidade. 
O 2-1 não tardou, um momento mágico para repor a verdade e a justiça no resultado.
A Holanda não respirava, era sufocada pela pressão portuguesa, limitava-se a meter a bola no gigante (1,97m) Weghorst, procurando soluções.
Portugal relaxa, baixa o ritmo, tenta levar a vantagem para o intervalo.
A eficácia holandesa era mordaz e marcaram antes do descanso,um 2-2 inesperado, quando tudo parecia controlado...
Abrir a porta e marcar o 3-2, não podia ter sido melhor, Ricardo fez essa gentileza, deixou os laranjas à nora, mas convictos que teriam de lutar muito para vencer Portugal.
Portugal estava bem, controlava à distancia, mexia e aproveitava o avanço holandês para criar perigo.
A Holanda estava predestinada a ser eficaz e de bola parada (um canto) fez o 3-3, incendiando o jogo.
Era a eficácia contra a persistência, que Ricardo mais uma vez, fez questão de mostrar, na sua terra manda quem cá nasceu, 4-3 dois minutos depois.
A Holanda veio para a frente, mais pelo orgulho, que ter chance de qualificação, não perder seria um prémio hoje perante os bravos portugueses.
Portugal aproveitou o balanço,em contra ataque fez o 5-3,Bernardo Silva fez tudo sozinho e um belo golo.
Quem pensaria que tudo estava esgotado, enganou-se...ainda houve tempo para mais um, um da Holanda
Aké fez o seu bis de penalti e deixou o resultado em 5-4, num jogo de loucos, num jogo ao rubro, num jogo que mostrou uns miúdos fantásticos. O futuro está garantido, há que lapida-los ...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

7ª JORN.: TALISCA,O QUEBRA AROUCAS/ FCP VOLTA ÁS VITÓRIAS!

BENFICA 4-0 AROUCA
                                        talisca,derlei,salvio,jonas  


Parece que pegou moda, golos só nos últimos 15 minutos...depois goleada.
Pode ter várias leituras,excesso de confiança do suposto superior ou uma apurada posição táctica do suposto inferior.
Tudo junto e o nervoso da equipa da casa, faz com que as coisas não saíam bem e até apanhe uns sustos com um adversário atrevido sempre a espreitar um golito. Artur teve trabalho e do bom.
Assim o jogo se arrasta, assim o jogo percorre por caminhos onde tem sempre alguém para o barrar.
Assim de fácil leitura, a simplicidade pode abrir portas e ferrolhos difíceis de abrir...
Foi Talisca que o fez, uma tabela, pequenos toques desviando a bola do alcance defensivo abrindo caminho em progressão e um remate indefensável. 
O melhor estava feito, um quebra aroucas, serviu de chave mestra, para as portas seguintes.
O Benfica motivou-se, o Arouca desconcentrou-se e começou um martírio, mas mais eficaz.
Salvio serviu Derley, para o 2-0. Ola John serviu Salvio para o 3-0 e mesmo no final, Ola John repete o passe fatal para Jonas, estreou-se a vestir e a marcar pelo Benfica.
Tudo isto em 15 minutos, tudo isto porque um golo transforma o desespero em facilidades,porque desgasta e desmotiva  quem procura o quase empate.

FC PORTO 2-1 SP.BRAGA 
indi, quintero/ zé luis

Voltar às vitórias são alentos para o futuro.
Era um adversário difícil e o Braga deu mostras disso mesmo, fez um jogo ao seu nível, equilibrando e por vezes sendo superior aos da casa.
Indi marcou 1-0, mas Zé Luís seguiu-lhe os passos na baliza adversária, não deixando o FC Porto respirar esta vantagem que podia ser inspiradora.
A aposta ao intervalo em Quintero deu resultado, o colombiano fez o 2-1 num belo pormenor e remate cruzado, repondo a verdade do jogo no momento.
O Braga voltou a tentar o empate, mas os portistas respiraram melhor a vantagem e geriram com dificuldade esse respirar de alívio. Perto do fim, a sombra pairou num suposto penalti contra, mas o jogo acabou azul e branco...


                                             

domingo, 5 de outubro de 2014

SPORTING: SLI'BIS'MANI E O REGRESSO DE MONTAGOLOS

PENAFIEL 0-4 SPORTING 
                                            slimani 2,montero,nani


Quem julgava facilidades, não as teve.
Quem ache que todos os jogos são difíceis, também não terá a razão toda.
Os jogos são o que são,perante as escolhas e as vontades de cada um.
As primeiras escolhas de Marco Silva, não resultaram, vieram outras e o rumo do jogo mudou totalmente.
Duas partes distintas, na estratégia e na vontade. O Sporting transfigurou-se e 'facilmente' chegou ao 0-4.
O Penafiel teve o seu mérito nisso, soube aproveitar o desacerto leonino e chegou a criar perigo junto à baliza de Patrício,erros defensivos que podia ter custado caro...
Oportunidades? Algumas: Nani o grande perdulário das mesmas.
Ao deixar Adrien no banco, o Sporting colocou João Mário ao lado de William e André Martins,mais na frente. Jogou com Jefferson em vez de Jonathan, na esquerda e não foi tão ofensivo e a defender perdeu qualidade...
A engrenagem do meio campo não resultou, Nani menos inspirado não fazia a diferença e Carrillo estava de pouca chama...
O resultado disso foi um empate ao intervalo, um futebol sem sabor...
Tudo muda quando entra Adrien e Montero, saíram William e André Martins, ajusta-se as posições, a bola começa a rolar com mais facilidade.
O Sporting parece que cresceu em motivação e movimentação, um Montero muito activo deixa Slimani mais solto e assim aparece o 0-1.
Cruzamento de Jefferson, entrada de rompante de cabeça de Slimani (tinha iniciado a jogada na esquerda) a fazer o desejado golo. O Penafiel já estaria a pensar que o empate seria um bom resultado...
Só que dois minutos depois, um bom passe de Cédric, isola Slimani, domina a bola no meio dos centrais e faz um bonito chapéu / remate para grande golo.
Tudo parecia mais fácil,agora, vantagem confortável e motivação em alta....um Penafiel sem resposta possível.
O Sporting gere a vantagem,sem deixar que a vontade procure mais e mais e mais...
Assim, o 0-3 chegou, um golo especial, porque voltou a ser Slimani um semi assistente, isolou Capel na esquerda (entrado antes do 0-2) que cruzou rasteiro, a bola atravessou a frente da baliza e Montero esticou-se e deu o toque ´'especial' para quebrar o jejum de oito meses..
Muito festejado, este golo 'matou' o jogo, fez o resultado que parecia ser o resultado final...
Depois foi Montero, que em forma de agradecimento, assistiu Nani, para um golo, um subtil chapéu de coco,quase sem ângulo...0-4.
Assim o Sporting, saí de Penafiel com uma goleada, na segunda parte, porque tirou a pedra que bloqueava a engrenagem, oleou a roda e logo a máquina funcionou em pleno...

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CHAMPIONS: FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO,OU SE CONSEGUE OU NÃO!

SPORTING 0-1 CHELSEA
                       matic

O regresso da Champions a Alvalade foi bafejada com um colosso inglês, o Chelsea de Mourinho.
Claramente favoritos, os ingleses tiveram que mostrar em campo essa colossal  vantagem.
E mostraram, uma equipa superior, mas com o devido respeito pela juventude e imaturidade leonina.
O Chelsea veio para vencer, fez por isso, soltando o perigoso Diego Costa na frente, que só encontrou oposição num enorme Patrício.
Perante tal poderio, o Sporting foi tentando não desmanchar as posições, não dar razões para o Chelsea ser mais forte ainda. Foi tentando aos poucos sacudir a pressão, a técnica, a velocidade inglesa, espreitando os espaços, tendo a bola...
Matic marcou de cabeça, a 10 para o intervalo, aproveitando um erro/descuido de marcação de Jonathan, na sequência dum livre, foi as evidências a falar mais alto..
Mesmo a perder , o Sporting mostrou ser capaz de ter vontade para virar o jogo, pelo menos iguala-lo...
Foi essa a intenção na 2ª metade, o Sporting o que tinha a perder, já estava...a vantagem.
Partiu para uma exibição mais convincente, chegou-se mais à frente, a estratégia esperada por Mourinho para dar o golpe fatal no jogo.
Ter Patrício, é garantia de um apoio e segurança para avançar, já que o Chelsea esbarrou no melhor guarda-redes nacional por várias vezes.
O Sporting fez o que pode para chegar ao empate e Patrício por não passar do escasso 0-1.
Um jogo à leão mostrando as suas pequenas garras, perante um leão enorme londrino....

SHAKTAR 2-2 FC PORTO
alex teixeira, luis adriano/jackson 2

Ter a possibilidade de estar em vantagem, Brahimi falhou um penalti, várias oportunidades no 1º tempo deixou o FC Porto desiludido por culpa própria...
Depois do Shaktar estar a vencer( 52'),o FC Porto teve de 'fazer das tripas coração' para não sair derrotado da Ucrânia .
A cinco minutos do fim levar o 2-0, a sentença parecia dada! 
O FC Porto tem o dom /caracteristica de nunca desistir e assim conseguiu reduzir (de penalti, por Jakson)
e já nos descontos, o Shaktar não aguentou a ultima pressão portista.
Jackson de novo, sempre ele, oportuno na pequena àrea dá um desejado empate 2-2.
Para quem podia estar na frente, esteve atrás, empatar foi um mal menor e o FC Porto é lider do seu grupo!

BAYER LEVERKUSEN 3-1 BENFICA 
kiesseling,son,çalhanoglu / salvio

Um Benfica irreconhecivel esteve na Alemanha.
Sabemos que o futebol alemão está em alta,mas o Benfica mostrou grandes dificuldades em se reconhecer a si mesmo, a organizar-se a construir e a defender, a ser o Benfica mesmo este que por cá joga.
Pelo inverso, os alemães perceberam que este não era 'o Benfica' e aproveitaram o desacerto para fazer duma equipa mediana uma grande equipa e uma grande noite.
'quer-se ali' (Kiersseling,o ponta lança, lutador e pratico) , o Son um 'sol' coreano habilidoso e dinâmico e 'Calha no golo' Çalhanoglu, um alemão de origem turca,  foram o quebra tolas dos Benfiquistas sempre em permanente movimentação.
Baralhados de tal modo, o Benfica enervou-se, mais ainda com o 1º golo adversário (25'), defesa incompleta de Julio César, Kiersseling a aparecer a empurrar e depois com o 2º (35'), o premiado foi o sul coreano, tambem a aparecer sozinho a facturar.
O intervalo era uma benção para repôr ideias, ajustar posições e tentar mudar a coisa.
Jesus retira Talisca e Cristante,coloca Lima e Maxi, deslocando André Almeida para trinco e Lima no apoio a Derlei.
As coisas pareceram melhorar, mas os alemães motivados com a vantagem mantinham o ritmo frenético do primeiro tempo.
Foi o Benfica que reduziu, Salvio aproveitou uma bola solta...
Durou pouco ou nada a esperança encarnada, no minuto seguinte um penalti que pôe a vantagem por dois golos ,3-1...o germoturco Çalhanoglu, bateu Júlio César!
Era definitivamente uma noite má do Benfica, que ainda procurou reduzir para o milagre ficar mais perto.
Os alemães souberam gerir o jogo,o tempo restante, sempre espreitando oportunidades...
O Benfica 'virou a tripa' ,mas a tripa saiu furada...


RESUMO 6ª JORNADA

Um empate no clássico, Sporting- FC Porto, era um dos resultados possíveis e foi o mais possível e talvez justo se cada equipa dominou uma das partes equilibrando a ideia com que ficamos deste jogo.
Surpreendente a goleada do Marítimo 4-0 (já ao intervalo) ao ascendente V. Guimarães, um surpresa para quem não viu o jogo. Os insulares já estão em 3º lugar.
Mais uma vitória do Boavista, 3-2 ao Gil Vicente, depois de empatarem no Dragão, os axadrezados entraram do caminho certo e já tem 7 pontos.
Começa a notar-se a recuperação do P. Ferreira venceram o Belenenses 2-0, já levam 8 pontos e estão a cima do meio da tabela.
O Sp. Braga bateu um desmoralizado Rio Ave por 3-0 e chegou-se mais aos lugares da frente.
As outras equipas vão pontuando aqui e ali, amealhando pontos que lhes podem ser úteis mais tarde.
O Benfica continua líder, mas teve grandes dificuldades em bater o Estoril (na sua praia/casa) 2-3, depois de estar a vencer aos 10 minutos por 0-2. Lima voltou aos golos e safou o Benfica ao fazer o 2-3.