Other words same feeling

domingo, 31 de maio de 2015

TAÇA DE PORTUGAL: VENCEDOR O SPORTING!!!!!

SP.BRAGA 2-2 (1-3 pen.) SPORTING 
eder, rafa      slimani,montero 

Esforço,dedicação,devoção e...GLÓRIA!!
Assim sendo o lema do Sporting, se justifica esta vitória sofrida dos lisboetas!!
A perder aos 15 minutos,ficar sem um jogador por expulsão directa de Cédric, no lance do penalti, antes da meia hora estar a perder por 2-0, tudo parecia perdido. ESFORÇO!!
O Sporting, no entanto deu sinais de sempre resistir, de ter vontade, de querer,mesmo limitado encostou ou o Braga fez-se encostar, recuando e esperando a reacção leonina.
O certo é que o Braga pouco ou nada se aventurou, não passou do seu meio campo,estava a vencer por dois e arriscou no controle do jogo à distância.
Só uma segunda parte heroica,faria o Sporting mudar o rumo das coisas.
O Sporting revelou essa vontade,embora as limitações fossem evidentes, Marco Silva apostou em Mané,depois de ver 10 minutos da inercia e expectativa do Braga. DEDICAÇÃO!!!
O Sporting dominou o jogo, mas o Braga mesmo a jogar com um a mais,não pressionou os leões,aproveitava as subidas para chegar mais à frente.
O Sporting percebeu que podia fazer qualquer coisa,não desistir. O Braga ficou demasiado confiante no conforto da vantagem.
Marco Silva faz a aposta final, mete Montero, tira o lateral Miguel Lopes (que entrara aos 15' sacrificando João Mário) Mané fica com o lado direito por sua conta.
O Sporting parece mais cuidadoso no passe, mais consciente que um erro era fatal, um nervoso miudinho e uma ansiedade natural de quem quer recuperar.
Montero veio dar uma ajuda preciosa,liberta Slimani de marcações e começam a surgir oportunidades. O Braga parece fraquejar fisicamente, e a DEVOÇÃO sportinguista aumenta,acredita e Slimani,depois de uma luta incansável, tem o prémio de fazer reduzir o resultado a poucos minutos do fim. Um golo pleno de oportunidade, desviando da frente os adversários, rematando de longe quando o guardião estava desenquadrado da baliza.
Uma esperança, se o verde é a cor dela, o Sporting acreditou ainda mais na possibilidade de levar o jogo para o prolongamento.
Foi com essa vontade, com um Braga convencido que ganharia, que Montero aproveitou um erro defensivo e fez o milagroso empate. Uma sorte que sempre procurou.

O prolongamento quase se resume a dois lances. As forças já eram poucas, o Sporting preferiu ter a bola a ter que andar a trás dela.
Assim Nani, teve o terceiro nos pés. Pela esquerda, interiorizou,mas o remate não fez o arco suficiente para entrar, passando ao lado.
O Braga tambem teve um lance que Agra, na direita isolado não bateu Patricio.

Veio o sorteio dos penaltis. E nisso o Sporting foi mais competente!
Alan 1-0, Braga/ Adrien 1-1 Scp/ falhou A.Pinto/ marcou Nani 1-2/falhou Eder/ marcou Slimani 1-3/ falhou Agra...e o SPORTING conquista a sua 16ª taça de Portugal....chegou a GLÓRIA !!!!

TAÇA DA LIGA: A SEXTA DO BENFICA!!

MARÍTIMO 1-2 BENFICA 
joão diogo jonas,ola john


Já parece habito o Benfica vencer a taça da Liga.
Das 8 edições,venceu 6, parece uma taça feita a preceito só para o Benfica!
Uma taça que aos poucos vai ganhando importância, não só pelos contornos da festa, da organização, pela imagem que vem transmitindo e finalmente a própria taça (esta é mesmo bonita e imponente!) e pelos valores em causa!
O Benfica já tem 6 e esta não foi só ...mais uma.
Foi uma final dificil, uma grande final e o Marítimo um digno vencido!
Uma final,como jogo único que é, tem sempre o factor surpresa que nos deixa sempre na expectativa, mesmo que um clube seja supostamente superior a outro.
Esta final foi muito equilibrada, o Marítimo deu tudo para a vencer,lutou muito, perante um Benfica cauteloso, mas na mesma ambicioso.
O Benfica,sem Salvio,(lesionado) jogou com a sua habitual formação, sendo Sulejmani o eleito na troca, fez o seu jogo habitual, com Pizzi mais obrigado a organizar e Gaitan a dar o toque artístico para abrilhantar o jogo.
Do lado insular, Marega, era a estrela,a gazua, um lutador incansável, ajudado pela juventude e irreverência meio campista, procurou sempre 'enganar' a defesa benfiquista, com a sua velocidade.
Jonas, o goleador, só quebrou o equilíbrio do jogo pelos 37', quando de cabeça deu a força e o jeito necessário para o golo, passe de Jardel, após um livre.
Estava difícil? Estava, mas tem momentos em que tudo parece ter régua e esquadro!
O jogo foi para intervalo,com uma reacção positiva do Marítimo,nunca desistiu de tentar, agora o empate...
Logo na reabertura, o Marítimo fica reduzido a 10, expulsão de Raul Silva,que imprudente agarra Jonas para um 2º amarelo.
O Marítimo fica mais limitado, o Benfica assusta por Lima e Maxi, mas são as limitações que fazem por vezes crescer as equipas.
Aproveitando os espaços, o Marítimo consegue encontrar uma brecha na defesa encarnada e João Diogo isola-se e engana Júlio César, fazendo um empate inesperado. Um prémio de valentia e atrevimento.
Depois quase só deu Benfica. Entraram Talisca e mais tarde, Ola John, a chave do jogo...
A resistência do Marítimo,foi vencida pelo cansaço...quando Ola John aproveitou uma deixa para fuzilar para a baliza,pelos 80 minutos, quando os encarnados alugavam meio campo adversário e quase de lá não saiam.
Entrou Fedja,para segurar eventuais aventuras insulares.
O Benfica conquistava a sexta taça da Liga, uma difícil vitória perante um digno vencido, um Ola John diferente para melhor, que mexeu com jogo fazendo a diferença!


sábado, 30 de maio de 2015

LIGA EUROPA: AS CASTANHOLAS DE SEVILHA

DNIPRO 2-3 SEVILHA 
kalinic,rotan krychowiac,bacca 2

A renovação do título da Liga Europa,portanto serem bicampeões é algo de realce no panorama do futebol europeu.
O Sevilha está habituado a vencer, já tem 4 destes trofeus, o clube andaluz já é um marco pela imagem que deixa da sua vontade.
 A surpresa ucraniana, o Dnipro,valorizou esta final, mostrando que não foi por acaso que chegou ao mais alto nível Europeu. Foi uma inesperada presença, só para quem não viu o seu brilhante percurso, deixando pelo caminho equipas de grande nível,como o Nápoles, Ajax, Olympiakos...
O Sevilha foi mais forte, é uma equipa mais experiente e foi essa pequena diferença que ditou o resultado final. Bacca, a estrela venezuelana, foi a peça chave ao bisar na final, dando a renovação do titulo aos andaluzes.



2014/15 : ACABOU-SE A BOLA DOCE

Campeonato acabado, o Benfica renova o título, bicampeões, pois claro!
Há quem diga que este campeonato teve 'colinho'. O significado de 'colinho' para uns não será o mesmo para outros.
Aos campeões, o 'colinho' foi da massa associativa e adepta, aos adversários  a mão que embalou o titulo teve contornos estranhos.
Todos os anos,seja quem for o vencedor, haverá sempre supostas ajudas,golos suspeitos,penaltis duvidosos, o futebol vive destas dúvidas que serão infinitas, porque quem decide é humano e errar é humano...
Este foi o ano do Benfica, porque pareceu a melhor equipa, fez mais pontos, não oscilou nos momentos 'chave' e porque  também teve a pontinha de sorte que um campeão tem de ter.
O Benfica 'aproveitou' a sua 'folga' europeia para se dedicar quase em exclusivo a este título, a eliminação da taça de Portugal ajudou a uma gestão de plantel mais equilibrada.
Jesus, soube mais do que tudo, não cometer erros como no passado, evitou inventar, jogando pela certa.
A vitória no Dragão e o empate em Alvalade (nos últimos segundos), deu ao Benfica a força para acreditar que podia revalidar o título. Jonas, a veterana revelação deste Benfica.

O FC Porto poderia ter tudo para ser feliz. Foi uma equipa que demorou a encontrar um fio condutor, tem grandes jogadores, mas Lopetegui baralhou demasiado as 'suas' cartas, o que por vezes, mostrou um FC Porto irregular vivendo apenas do salvador e gigante Jackson.
Compreende-se que o mister espanhol demorou a entender que tinha em mãos o que poderia ser uma grande equipa. Primeiro ano em Portugal e logo num clube 'obrigado' a vencer?! Quem não quer vencer? Seria ouro..sobre azul!

O Sporting fez um esforço enorme, para se bater de igual contra os rivais, que estão a um nível bem superior. Treinador novo, Marco Silva, que vinha do Estoril com uma boa áurea, alto astral e ficaram boas perspectivas e esperanças.
A sua força este ano foi o regressado Nani, um empréstimo muito útil, que arrastou consigo um querer verde branco e incutiu nos colegas uma força extra perante uma desigualdade evidente.
Este Sporting, foi além das possibilidades, assumindo 'erradamente' uma candidatura ao titulo, o que aumentou a pressão sobre todos. Chegou à final da taça de Portugal e espera vencer, na Europa foi o mais longe possível...vai arrumar a casa e o futuro pode parecer mais risonho.


A luta por um lugar europeu colocou várias equipas ao mesmo nível,mesmo sendo elas diferenciadas em qualidades.
Um Sp.Braga fiel a um nível mais elevado, já com caracteristicas muito próprias, ficou na 4ª posição da tabela e premiada com uma final no Jamor depois de eliminar o Benfica na Luz.
O V.Guimarães deu continuidade a um trabalho de renovação, apostando na juventude da casa, um reerguer de um clube, que através de Rui Vitória soube aproveitar a potencialidade da juventude, 5º lugar.
O Belenenses voltou ao nível 'europeu' graças a uma aposta de um misto juveterano, mantendo algum equilíbrio durante a época. O clube místico de Belém volta assim ás lides europeias, dando a Lisboa a possibilidade de brilhar em 3 lugares.

Quanto à descida,o Penafiel não aguentou o nível exigente da Liga e o Gil Vicente, após muitos anos, volta a eliminar Barcelos da 1ª divisão nacional.

terça-feira, 19 de maio de 2015

JORNADA 33: BENFICA BI CAMPEÃO!!!


O Benfica é o campeão, bi-campeão.
Mesmo com um empate em Guimarães.0-0, usufruiu do empate do FC Porto no Restelo,1-1, para revalidar  o titulo.
Tudo se podia esperar. Este podia ser o jogo do titulo (como acabou por ser) uma vitória benfiquista daria o almejado trofeu.
O jogo correu melhor aos da casa nos primeiros minutos, mas a atitude do Benfica foi aguentar a pressão da casa e depois libertar-se.
Foi o que fez e teve oportunidades suficientes para estar em vantagem.
Ficou a sensação de não haver pressa em ser campeão, o jogo foi dominado e controlado pelos encarnados e o golo haveria de surgir.
Desde que não houvesse derrota, o Benfica estaria preparado para o que se pudesse passar no restelo.
O jogo teve emoção, teve aqueles momentos em que tudo poderia acontecer de um lado e outro.
Teve um Benfica convicto que se não vencesse, o poderia fazer no jogo em casa.
A boa noticia veio de belem quando tudo parecia ser adiado para a última jornada, o Belenenses empatou o jogo e 'ofereceu' o campeonato ao Benfica.
O Benfica é o bi campeão!!!


domingo, 17 de maio de 2015

SERÁ OU NÃO SERÁ ? EIS A QUESTÃO...

Todos nós amantes do futebol,sentimo-nos 'em pulgas' quando um campeonato está para acabar. Seja por cá ou lá fora.
É uma curiosidade imensa,saber que num minuto tudo pode mudar e o campeão ser outro.
Por cá,em Portugal, o campeonato está ao rubro. Hoje se pode decidir tudo ou não.
O Benfica pode ser campeão se vencer, e leva essa confiança,confortável na liderança que vem mantendo e que podia ter garantido na recepção ao FC Porto.
O foco estará em Guimarães, mais intenso, mas sem desviar os olhos do Restelo, onde o FC Porto é 'obrigado' a vencer.
Um FC Porto que mantem a esperança, insiste até que já não seja posssivel.
Cada um dos dois terá que fazer o seu trabalho e muito bem.
Os adversários dos possiveis campeões, tambem tem o seu objectivo,chegar a um lugar de acesso à Liga Europa, o que torna os jogos mais interessantes.
Haverá um jogo interessante em Alvalade, um toque de antecipação de final da taça de Portugal, Sporting-Braga. 
Uma restia de esperança,motiva o P.Ferreira para a Europa se vencer os 'estudantes' em casa.
Os restantes jogos,primam pelo equilibrio. 
O Gil Vicente irá a Penafiel (já condenado) tentar adiar a manutenção se vencer, dependendo do resultado do V.Setúbal em casa a receber o Arouca.
Portanto os focos estarão mais voltados para os possíveis campeões.

Em Espanha, o Barcelona tem 4 pontos de avanço sobre o Real Madrid e uma dificil deslocação a Madrid mas contra o Atlético. O Real desloca-se a Barcelona para jogar com o Espanhol. Uma vitória do Barça lhe dará o campeonato.
Juventus, Bayern e Chelsea, Psg já são campeões nos  seus países.

domingo, 10 de maio de 2015

BENFICA:... A LIMAR O TÍTULO!

BENFICA 4-0 PENAFIEL 
lima 2,jonas,pizzi

Assim o Benfica está mais perto de renovar o título.
Mantendo a convicção, mesmo que nos primeiros minutos o Penafiel veio sem medos para a Luz, o Benfica foi letal, aproveitou o avanço adversário, para ser simples e eficaz. Logo pelos 6 minutos, Lima marcou de cabeça...
A determinação dos encarnados é a sua maior arma, sem o artista Gaitan, o regresso de Salvio deu um toque especial a um Benfica a precisar de velocidade.
O Penafiel condenado,veio para jogar, e tentar jogar bem, de certo modo até o fez, porque o Benfica o permitiu, ou sabia que assim poderia tirar mais vantagem.
Assim foi, mais uma vez, mais Salvio e Jonas a desviar adversários e um golo estupendo ao ângulo.
Aproveitamento quase total, num jogo equilibrado,jogado cá e lá, no meio do campo a raça,disputa de bola...
Ficou a ideia de um jogo estar ganho, o Benfica voltou para apagar a mensagem do 'letal' e veio dar mais envolvência ao jogo. A descontracção, mostrou um Benfica mais solto e isso trouxe mais alegrias, perante um Penafiel mais inibido.
Pizzi,soltou-se e o golo surgiu com naturalidade, um remate bem colocado.
A pressão benfiquista,obrigou o Penafiel a errar e assim logo de seguida, Lima aproveita um erro para bisar,desviando o guardião do caminho...
O resultado entusiasmou as bancadas e pediram mais, mas seria um castigo demasiado para quem teve a coragem de vir para a Luz lutar pelo jogo.

domingo, 3 de maio de 2015

SPORTING: MONTERO RESOLVE...

SPORTING 2-0 NACIONAL 
                                                       montero 2    


Um 3º lugar quase garantido, dá  margem para Marco Silva fazer rodar a equipa. Nani de fora,(descanso) por opção, William por castigo, Adrien,Carrillo,João Mário, no banco.
Uma rotação que deixa o Sporting menos habilitado, mas dar confiança aos menos usados cria e fortalece o conjunto.
          Assim, alas entregues a Mané e Capel, com Montero e Tanaka no meio, deixa para André Martins e Rosell, a defensiva e organização.
A coisa pareceu não correr tão bem quanto o esperado, algumas movimentações difusas e confusas, pouca engrenagem, mas alguma vontade.
O Sporting encontrou dificuldades porque o Nacional também fez por complicar, fez um jogo aberto, esteve bem organizado defensivamente e  por vezes assustou Patrício.
O nulo ao intervalo penalizava o jogo da casa, mas foram poucas as ocasiões.
Marco Silva, quis ganhar,aposta em Adrien e Carrillo,tirou Capel e Rosell e o Sporting parece ter renascido.
O Nacional não se inibiu,mas foi obrigado por um Sporting mais ofensivo, a recuar e ter mais cuidados.
Durou pouco a marcar, o Sporting, jogada de Carrillo a cruzar em arco, para uma entrada rápida de Montero, que apanhou de surpresa e sem reacção Gottardi.
Cerca de meia hora para jogar , o mais difícil estava feito, Tanaka saí dez minutos depois, assim equilibra o meio campo,libertando Mané de preocupações defensivas.
O Sporting fica a dominar o jogo, mais bola,mais organização, André Martins fica mais disponível para organizar, João Mário nas transições, mas é Carrillo que aparece mais vezes.
O Nacional tenta chegar mais à frente, um esforço bem controlado pelos leões, que aproveitam os desequilíbrios para ficar mais perto da baliza insular.
Ainda uns calafrios na parte final, deixou Patrício e seus pares sacudindo a pressão de algumas bolas paradas.
O avanço do Nacional,permitiu ao Sporting 'matar' o jogo, com um bis de Montero.
Jogada na esquerda de Mané com remate para golo,Gottardi impede, uma bola que sobra para Montero fazer o seu segundo golo.
Uns minutos mais e o Sporting saí com uma vitória justa,mais pelo que tentou na 2ª parte.

BENFICA: UMA MÃO CHEIA DE 'GALOS'!!!

GIL VICENTE 0-5 BENFICA 
                                                                   maxi 2, jonas,luisão,lima

Sobram razões para que o Benfica veja cada vez mais perto o titulo.
Joga bem, sem medos, marca golos e contra adversários que também jogam.
O Gil Vicente fez o que pode, ainda obrigou Júlio César a defesas difíceis, mas a eficiência encarnada foi superior.
Jesus, surpreendeu com Sulejmani de inicio e deu-se bem, já que ofereceu a inauguração do marcador a Maxi. Um jogador de qualidade, fez alguma diferença a par do artista Gaitan.
O jogo foi um Benfica decidido,dinâmico, que soube aproveitar espaços, com pequenos toques sempre em progressão,ganhando vantagens.
Assim pareceu fácil, um golo,mais um , pouco depois por Jonas, apareceu a finalizar uma excelente jogada de Gaitan na esquerda. A saída de Gaítan lesionado, deixou uma incógnita dúvida, quem serviria o ataque? A entrada de Fejsa,deu consistencia a meio e libertou Samaris,descaindo Pizzi.
O Benfica parecia deslizar, numa relva crescida que incomodou mais os da casa. Só Ruben Ribeiro enchia o campo do lado dos 'galos'.

O 0-3 a abrir a 2ª parte, um canto que Luisão, finalizou de cabeça, deixou a certeza que o jogo estava ganho,apesar do Gil mostrar-se inconformado e a deixar a ilusão que poderia marcar.
O Benfica parecia programado a marcar a cada 10 minutos e chegar aos 5 facilmente,deixando ainda muito tempo (20 minutos) para fazer o que quisesse.
Quis sempre mais um, embora com mais cautelas, mais descontracção, menos loucura.
Por momentos pareceu jogar para Jonas marcar, quando o mesmo pareceu menos habilitado a isso.
Um jogo que em nada pareceu difícil, um resultado alargado que não mostra o quanto o Gil jogou agradável. O Benfica mantém o caminho do título e está mais perto ainda....