Other words same feeling

domingo, 22 de maio de 2016

TAÇA DE PORTUGAL: É DO BRAGA,50 ANOS DEPOIS!!!

FC PORTO 2-2 (2-4 pen.) SC BRAGA 
andré silva 2              rui fonte,josué

O SC Braga é o vencedor da Taça de Portugal!
Cinquenta anos depois, consegue mais uma taça, ao repetir ir a uma final perdida o ano passado para o Sporting.
Foi nos penaltis, um jogo que se prolongou até ao último suspiro.
Marafona foi o herói ao defender duas grandes penalidades (de Herrera e Maxi) dando a vitória nos pés de Goiano...

Um jogo que não podia correr melhor para os 'arsenalistas', já que marcou logo pelos 11' por Rui Fonte. Muita hesitação na defesa portista, Chidozie e Marcano protejem mal a bola para Helton, que saí em falso...Rui Fonte aproveita, depois de passar a bola por cima do guardião,marca de cabeça com a baliza aberta.
O erro deixou o FC Porto perturbado e quase nunca conseguiu definir o seu jogo.
O Braga pressionou alto, jogou num contra ataque controlado, onde Rafa foi o jogador mais em foco.
Nem Brahimi,nem Varela conseguiam explorar as alas, o meio campo não rolava a bola rápido, o Braga conseguia deter os poucos impulsos portistas.
Uma primeira parte sem grande história, resumida num golo, num grande erro portista!
Peseiro tenta mudar o rumo, tira Chidozie,recua Danilo para central e lança Rui Neves.
Então houve Porto, mais organizado,mais dinamico, mais Varela,mais Brahimi, mais Herrera apoio no meio e um esforçado André Silva aparece mais vezes.
O jogo parece ter mais azul, o Braga estava mais recolhido, esperando,quiçá um contra ataque...
Foi um novo erro portista, aproveitado eficazmente por Josué que aumentou para o 0-2.
Marcano não domina bem uma bola passada por Helton e deixa Josué antecipar-se e marcar!
Rude golpe,para quem já dominava o jogo,já dava mostras de uma vontade de virar o jogo.
Então,André Silva consegue reduzir,minutos depois e jogo fica mais excitante do lado azul,meia hora por jogar....
Quase só deu Porto, o Braga a resistir, tentando sair em contra ataque.
O Porto aposta numa dinamica mais forte,entra André André saí Sergio Oliveira,surgem algumas oportunidades a que Marafona se opõe com estilo!
A última aposta de Peseiro é Aboubakar, saíndo Varela, Herrera decaí na ala e uma boa combinação com Maxi, faz este rematar para Marafona brilhar mais uma vez...
Aboubakar parece libertar mais André Silva e o miúdo aparece a fazer estragos...uma,duas vezes...e pela terceira, já a queimar os 90' ,faz um golo soberbo de bicicleta e leva o jogo para o prolongamento! Tudo parecia muito mais azul...temeu-se repetir o ano transacto!
O tempo extra serviu apenas para alongar o jogo para os penaltis. Uma outra oportunidade para cada lado.
O certo é que nos penaltis tudo podia acontecer! Marafona foi mais forte que Herrera e Maxi e assim o Braga venceu 2-4 e leva a Taça para Braga 50 anos depois!!!

TAÇA DA LIGA (CTT): ... A 7ª DO BENFICA!!!

MARÍTIMO 2-6 BENFICA
joão diogo,fransérgio  jonas,mitroglou 2,gaitan,jardel,jimenez

Uma final com um resultado tão desnívelado quanto enganador.
Um Marítimo longe do que mostrou no jogo do campeonato,foi muito melhor e fez tremer o Benfica, foi muito perigoso,assustador mesmo nos primeiros minutos de jogo.
O Benfica teve dificuldade em ter bola, a pressão insular resultava em roubos de bola constantes e a rapidez no contra ataque,deixava a defesa encarnada em apuros.Ederson com duas defensas fantásticas evita a vantagem insular....
Porém, o Benfica foi altamente eficaz, no primeiro ataque, fez 0-1, Jonas aproveita um deslize defensivo e empurra a bola quase junto á linha...
O Benfica ganha confiança, mesmo sem o Marítimo esmoreçer e volta a marcar, minutos depois num 2º ataque eficaz. Jogada de Pizzi, a atrasar para o 'matador' Mitroglou aparecer a empurrar...
Dois golos plenos de eficácia,quando estava dificil explorar a meio campo adversário...foi a rapidez que fez a diferença...
O Marítimo não esmoreceu, e obrigou o grande Ederson a brilhar mais uma vez, uma defesa de recurso com o pé....
O jogo fica cá e lá, com grandes espaços, muito mais aberto, e assim o Benfica sobrepõe a sua qualidade,com Gaitan a aparecer e a arte solta-se em campo...
Gaitan tem um remate forte, defesa fantástica de Hanghighi...mas esperava-se mais, Gaitam abre o 'livro' e dá a Mitroglou a oportunidade de bisar. 
Uma vantagem exagerada, para um jogo tão equiparado, com um Marítimo tão rebelde e perigoso...a conseguir reduzir perto do final do primeiro tempo...um golo merecido! 1-3!
Achar que era capaz de fazer mais era legitimo, para um Marítimo que se mostrou fantástico em atitude,que sempre acreditou, obrigando Ederson a mais trabalho, teve perto do empate....
O Benfica sentiu que ainda não estaria seguro,fez por aumentar,foi um jogo dispotadíssimo, os insulares venderam cara a derrota...
A opção benfiquista caiu num contra ataque controlado e assim fez o 1-4, desmarcação de Jonas na esquerda permitiu soltar Gaitan mais no meio e fazer o golo da 'despedida' do clube...
Ainda assim minutos depois o Marítimo reduziu de penalti,falta de Samaris sobre Alex Soares...
Um jogo com muitos golos, com vantagem para os encarnados que viriam a aumentar já no final.
Jardel marcou de cabeça; livre de Pizzi, um 'canto' curto na esquerda...
Jimenez fechou a conta, um penalti, falta sobre si mesmo...do guardião, um mau atraso defensivo...
O Benfica conquista a 7ª Taça da Liga, por números exagerados,mas muito eficazes. 
Uma final muito agradável de seguir, uma final de festa encarnada!!! 

BENFICA .....TRI-CAMPEÃO!!!

BENFICA é o campeão nacional!!!!
Tri-campeão...um 'colosso' nacional...
Quem é campeão acaba por o merecer, porque  teve mais pontos!
Um mérito que se fez, aos poucos, um aproximar aos que estavam mais à frente, onde todos os pontos contra tiveram uma importancia na força de um grupo em torno de um treinador.
Um campeonato levado até á última jornada,picante,como à muito não acontecia,graças a um Sporting fantástico, a um FC Porto menos regular,mas imprevísível (ganhou na Luz...).
Este Benfica, foi um Benfica diferente. Começou atribulado, um ajuste de um treinador a uma equipa praticamente 'feita', o assimilar de ideias novas de Rui Vitória, uma derrota estrondosa em casa com o ríval Sporting (0-3).
Um Benfica que não se deixou abater,quando progredia na Champions, um animo extra, um Jonas inigualavel, um Ederson impecável nas redes...
Um Benfica que foi no momento chave (ganhou em Alvalade),grande, porque virou o campeonato a seu favor, porque a 'estrelinha' o acompanhou quase sempre desde esse momento.
Não há campeões sem sorte, mas tambem não há campeões, sem vontade e saber.
O Benfica,mesmo quando já parecia uma equipa desgastada,teve sempre um último fôlego, com a arte de Gaitan, as manobras de Pizzi,o grego matador Mitroglou, a segurança do jovem promessa defensiva Lindelof (substituiu Luisão)e Sanches.

ÚLTIMA JORNADA:

BENFICA 4-1 NACIONAL 
jonas,pizzi,gaitan 2  agra

O Benfica goleia o Nacional, o que pareceu fácil, teve momentos de grande dificuldade até entrar o 1-0, (23') depois a equipa soltou-se mais, com 2-0 ao intervalo, o tri já estava quase certo...
Na 2ª parte, confirmou-se um Benfica mais ofensivo, a jogar para 'a festa' chegando aos 4-0 com naturalidade...o Nacional honrou a sua exibição com um golo a acabar o jogo! 


SP.BRAGA 0-4 SPORTING
teo,slimani,ruiz 2

A obrigação de vencer,na esperança de um 'milagre' na Luz, fez do Sporting em Braga, um digno e incontestável vencedor.
Uma exibição de luxo,descontraída, jogar com prazer tem os seus frutos...
O Sporting foi por breves minutos 'campeão', já que marcou primeiro que o rival e mostrou que, se o fosse não era de espantar.
O Sporting foi esta época, um lutador incansável pelo título,jogando um futebol vistoso,dinamico,com toques de magia individual (Ruiz e João Mário) e colectiva.
Uma equipa consistente,confiante, fez do Sporting um digno ríval,como não se via à muito.
Um Slimani soberbo,matador...um meio campo de luxo, Adrien (grande época) William mais inconstante (devido à lesão) e uma defesa mais sólida com a vinda de Coates,Ruben Semedo e Schelotto, uma estranha aposta em Bruno César na esquerda (que resultou!), a aposta na juventude, Gelson, Mané,Matheus o Sporting foi a equipa mais vistosa,senão a melhor, dum campeonato levado até á última instância!
É verdade,não ganhou nada....talvez tenha ganho, uma equipa, por alguns anos, se se manter o plantel,capaz de lutar por títulos (alguns desprezados este ano, porque se focou na Liga).

As restantes equipas do campeonatos disputadíssimo à que realçar:

O Arouca- conseguiu uma qualificação para a Liga Europa. Uma excelente época,surpreendente,um bom trabalho de Lito Vidigal,provando que é possivel com menos recursos ser-se forte!

A luta final do Tondela,escapando à despromoção,quando estava quase condenado a descer...
A manutenção do Boavista, está de volta um emblemático da invicta...

Desilusões do ano:

O FC Porto-nunca conseguiu manter a consistência,apesar de ter um plantel fortíssimo,dando um ar de sua graça,ao vencer o campeão Benfica em casa e na Luz, agitando o campeonato!

A Académica- um histórico descer de divisão,deixa um amargo de boca a quem está habituado e simpatiza com os 'estudantes' de Coimbra...

O V.Setúbal- mais um que teve com um pé, na descida,mas conseguiu escapar,quando parecia tudo correr bem na 1ª volta....





terça-feira, 10 de maio de 2016

BENFICA: O PENÚLTIMO FÔLEGO...!!

MARÍTIMO 0-2 BENFICA
mitroglou,talisca

Um 'caldeirão' ao rubro esperava um Benfica que era forçado a vencer para não perder a liderança.
Expectativa enorme, sem o mágico Gaitan, o Benfica teve algumas dificuldades  iniciais,mas notou-se que o Marítimo estava longe de incomodar um Benfica confiante.
Com Carcela a substituir Gaitan, o Benfica não alterou a sua maneira de jogar e foi muito mais rápido em direção á baliza adversária.
Um Jonas, mais trabalhador, recuou muito no apoio ao meio campo, deixou mais espaço para diagonais de Pizzi e Sanches, tabelinhas que resultavam quando Mitroglou alinhava em apoio.
O Benfica mostrou claramente que mandava no jogo, quando os insulares optavam por jogadas individuais, não mostrando nenhum coletivo.
Chances não faltaram aos lisboetas, Jonas de cabeça fez brilhar Salin (grande defesa!) e em jogada individual viu a bola bater na barra depois de fugir a meia equipa insular...remate com selo de golo...foi por pouco!
O Marítimo aguentou o nulo e a expulsão de Sanches (2 amarelos) aos 37 minutos, deixou boas esperanças...
Só que um Benfica muito bem organizado, fez transparecer que era a equipa com mais em campo.
O Marítimo nunca soube aproveitar a vantagem numérica, não criou espaços vazios, não fez rolar a bola, cansar o adversário...
O Benfica aproveitou um desajeitado Marítimo e marcou a abrir a 2ª parte.
Mitroglou aproveita um corte deficiente defensivo,fica isolado e não perdoa....0-1!
O que parecia difícil,ficou facilitado, mas o Benfica viria a gerir essa vantagem com mestria,entreajuda, dinâmica...
O Marítimo pouco incomodou,não mostrou capacidade de vincar, ter mais um elemento em campo
não lhe foi útil...
O Benfica ajusta a equipa, saí Carcela entra Talisca, Jonas e Mitroglou ficam sozinhos na frente, com Talisca de apoio mais a meio campo.
O Benfica não deixa o Marítimo ter bola, o tempo passa...a defesa benfiquista sobe no terreno e 'encurta' o campo, mesmo arriscando as suas costas...
Samaris entra para dar pulso, saindo um Jonas cansado (o melhor em campo) era tempo de aguentar
vantagem, ou confirmar a vitória...
Talisca, perto do fim, de livre direto, faz o 0-2...e o Benfica tem 3 pontos garantidos!
O Marítimo nunca conseguiu assustar Ederson....
O 'caldeirão' estava ao rubro e assim ficou, o Benfica deu um passo importante para renovar o título...o desejado tri...!


domingo, 8 de maio de 2016

JORNADA 33: O PODER DO JOGO D' AVANÇO....

Na grande luta pelo título, quem joga na frente, tem a vantagem, em caso de vitória, de pressionar o ríval.
O Sporting venceu,convenceu e confirmou a luta pelo campeonato até ao fim.
Uma goleada, de 5-0 ao V.Setúbal, deixa os leões na frente....quem vem atrás que se amanhe...neste caso, o rival Benfica que só a vitória lhe repôe a vantagem, mas a dois jogos (tem um a  menos) só duas vitórias lhe darão o campeonato.
O FC Porto ganhou em Vila do Conde, 1-3, uns portistas de ar mais fresco,começaram a perder(5 min.) mas viraram o marcador, e confirmaram no fim a vitória.
O Arouca sem jogar confirma a presença na Liga Europa...P.Ferreira perde em casa,1-4 com o Tondela ainda a sonhar com a manutenção.
A Académica é o primeiro confirmado a descer de divisão, o nulo caseiro, ante o Sp.Braga, foi insuficiente....mas saiu honrado, porque tudo fez para vencer a partida.

domingo, 1 de maio de 2016

JORNADA 32: O TÍTULO? É DE QUEM NÃO FALHAR...

JORNADA 32:

BENFICA 1-0 V.GUIMARÃES
jardel

O titulo é de quem não falhar.
O Benfica desta vez jogou na frente e....não falhou, mas, mesmo a jogar em casa,teve dificuldades em vencer um V.Guimarães transfigurado para melhor.
Um Benfica,que tem vindo a mostrar vontade de ser campeão, mas nota-se já uma fadiga, física e de coordenação tactica que não permite as facilidades dum Benfica mais dinâmico e eficaz de uns tempos atrás.
Os adversários, jogando ou não mais fechados,aproveitam alguns momentos menos bons para assustar um Benfica (quando a ansiedade por marcar, supera a calma) se desconcentra.
O Guimarães conseguiu levar o nulo para o intervalo, fruto duma boa organização defensiva e da ineficácia de Mitroglou e Jonas, por 2 vezes. Também assustou Ederson, o jogo fez crescer a ansiedade encarnada....
Foi Jardel, o herói...presenteou a Luz cheia com um golpe de cabeça a livre de Gaitan.
Nada melhor que começar a 2ª parte a vencer, para acalmar o espírito encarnado...47 minutos.
A vantagem teve a reação imediata dos vimaranenses, o jogo tornou-se mais mexido,muita luta a meio campo.
O Benfica aproveitou o avanço adversário, e nesses espaços vazios fez o seu jogo correr mais livremente tornando-se mais perigoso e confiante.
A entrada de Salvio e Jimenez, trouxe frescura num ataque já cansado...
Foi um Guimarães de luta à procura de pontuar, um Benfica a tentar preservar e aumentar a escassa vantagem para garantir o sossego que nunca chegou a ter até ao fim do jogo.
Foi mais uma vitória difícil, por escassa margem, como as últimas, um Benfica longe de ser avassalador de outros tempos, mas que cumpre o objetivo dos três pontos e o mantém na frente...

 FC PORTO 1-3 SPORTING 
 herrera pen. slimani 2,bruno césar

O Sporting não tinha outra opção senão vencer no Dragão para manter a esperança no titulo.
E fê-lo, e bem, com classe, perante um FC Porto que quis mandar em sua casa. Fez por isso, mas não deu demasiada atenção ao ponto mais homogéneo e forte sportinguista,o meio campo, e aí perdeu o controle do jogo.
O FC Porto focou o jogo em Brahimi (o melhor portista,mas insuficiente) e em bolas na frente em Herrera ou Aboubakar, já que a sair Maxi e Angel estavam bem tapados...
Primeira chance,João Mário por cima na cara de Casillas..
De seguida, foi Herrera a atirar ao poste,centro de Angel, e na sobra Patrício defende antes de entrar...
O jogo estava dividido,cá e lá...Slimani de cabeça...ameaça..fraco, Aboubakar...antecipa-se a Patrício,mas saiu por cima...
O Sporting soube construir de trás, muitas vezes até dos centrais,pelos laterais Schelotto e Marvin, a rotação eficaz de William e Adrien,procurando linhas de passe resultavam quase sempre em espaços, ocupados mais á frente por um soberbo João Mário,elástico,esguio,que serpenteava entre portistas...
Daí resultou sem espantar o 0-1, João Mário fez tudo e ofereceu a Slimani para empurrar...
O Sporting já dominava depois de aguentar a natural primeira pressão portista....
Sentia-se uns leões confiantes,uns dragões voluntariosos,mas uma não-equipa, demasiado repartida,separada,distanciada entre si.
O FC Porto reagiu ao golo alheio, Herrera recua para organizar, apoiando mais Sérgio Oliveira e Danilo, os portistas parecem melhorar e criam perigo ...
Slimani volta a ter uma chance quase igual ao golo, mas Casillas estava lá...
O FC Porto sente poder fazer algo mais, aparece mais na área leonina....
Brahimi força a queda num possível contacto com Coates, procedido de falta de Aboubakar sobre Schelotto...'penalti' que Herrera marca para o 1-1...aos 33 minutos.
Foi o melhor momento portista que ainda durou, empolgado pelos ajustes posicionais e alguma displicência leonina.
Chegou a hora dos leões ajustarem o errado, Ruiz começa aparecer mais e é a chave para os minutos finais da 1ª parte. Ficando mais solto, liberta João Mário e Teo,parece que tudo mexe ao contrário e baralha as marcações portistas...
Assim, mesmo a finalizar,Slimani aparece atrás de Indi, a cabecear, a cruzamento perfeito de Ruiz sem chance para Casillas...1-2 ao intervalo.
É Slimani que começa a 'torturar' Casillas...o remate saiu fraco, mas foi o primeiro sinal...
O FC Porto, trás animo, o Sporting cautela, e passa por aguentar alguma pressão caseira.
Jogada de Corona, na direita, acaba com um remate de Maxi que Patrício defende à queima...
O Porto insiste, um livre de Sérgio Oliveira, bola na barra!!!!
O jogo fica repartido, os leões optam pelo contra ataque e também causa transtornos a Casillas...
Slimani de cabeça...fraquinho, remate de João Mário fraquinho...
Jogada entre Coates e Aboubakar na área leonina pareceu o portista ser empurrado após dominar a bola...
A luta Slimani/Casillas continuava...mais um cruzamento de Ruiz e Slimani obriga Casillas à defesa da noite, um soberbo voo...
Mais um livre do Porto, desta vez de Herrera,obriga Patrício a defesa difícil e atenta...
O Porto tenta segurar meio campo,entra André André e depois Varela, melhora...mas o jogo dos leões é mais sereno pela vantagem, mais calmo pela coesão e entreajuda...
Quando Jesus sente o jogo 'ganho' faz entrar Bruno César(80') tapa mais a sua esquerda, e o 'joker' surge minutos depois com um golo do chuta chuta a matar o jogo com um Casillas muito mal batido, defesa incompleta com a bola a rolar para dentro da baliza ....1-3 a 5 minutos do fim!
O Sporting vence no Dragão, surpreendido? Não, fez por o merecer...com classe, mostrou superioridade mesmo nos momentos mais difíceis do jogo, teve mais coesão,foi mais equipa e foi essa a diferença...acrescentando o brilhantismo de João Mário (o melhor em campo) e Slimani, um grande lutador goleador!