Other words same feeling

domingo, 21 de outubro de 2007

'MILAGRE' CONSUMADO...E ADUmirável SALVADOR

Os jogos de ontem da Taça da Liga(Carlsberg cup) confirmaram que só 'aos pequenos' interessa... O C.D.Fátima venceu o Sporting por 2-1 ,em casa deste (no emprestado Restelo),e convenceu ...confirmando-se como a grande revelação desta 1ª Taça da Liga.
O Sporting,que abdicou de alguns titulares,nunca foi dominador absoluto do jogo.Por largos períodos,o Fátima foi quem mandou no jogo,com posse de bola e amedontrou a baliza leonina. Muito certo nas marcações, o Fátima foi quase perfeito tacticamente,não deixando que o habitual jogo sportinguista atingi-se a qualidade , velocidade e alguma eficácia esperada. Só com remates de longe,Izmailov por duas vezes assustou. O 0-1, para o Fátima (de penalti),justificava-se pela inoperânca leonina e pelo rigor táctico imposto pelos 'abençoados' de Fátima. Tudo mudou na 2ª metade,com as alterações no Sporting. O Sporting comandou o jogo,ter Moutinho e Romagnoli é outra conversa. Não durou muito o golo...Liedson com um remate acrobático a centro de Abel, fez o empate aos 52'. O jogo seguiu equilibrado até quase ao final,os leões tentavam a vitória e os 'abençoados' tentavam não perder. Até que saiu o 'milagre' de 40 metros...Falardo resolveu surpreender Tiago quase do meio campo com um tiro fantástico e fez o 1-2 final. O resultado ,apesar de surpreendente, demonstra que as equipas ditas 'pequenas' já não o são... O Fátima justificou o resultado pela entrega,disciplina táctica e algum atrevimento e eficácia.No Sporting, as 'poupanças' desequilibraram a equipa, tiveram dificuldades em expor seu jogo habitual e o resultado é uma derrota envergonhada,mas não vergonhosa.
SPORTING, 1-2 C.D.FÁTIMA (Liedson,52'/Cícero,15'-Falardo,82')
Na luz ,as coisas também não correram como o esperado. Com este Benfica 'alterado', sem o 'maestro',a orquestra parece desafinada.Não se vê,um fio condutor que leve a bola ao objectivo,a baliza.O V.Setúbal veio no seu jogo habitual,de expectativa mas cedo percebeu que podia dominar e -lo até aos 20 min.
O Benfica não acertava,nem no meio nem pelas alas,e os sadinos atrevidos fizeram o 0-1,por Matheus,na sequência de um livre e corte incompleto de Luisão...aparece adiantado na frente de Quim e marca. Mais confuso ficou o jogo encarnado,e nem algumas jogadas de Di Maria traziam entusiasmo... O V.Setúbal continuou a sua forma aguerrida de jogar,pouco falhando as marcações e quando podia atrevia-se a tentar mais algum golo. Ao intervalo,era de desilusão o cenário na luz. Pouco se alterou o figurino na 2ª metade,o Benfica melhorou mas sem deixar uma clara ideia que dominava...o V.Setúbal manteve-se igual a si próprio. Só a entrada de Adu e de Mantorras entusiasmou o ambiente,e de facto veio dar mais velocidade ao jogo. Ainda assim,quando o resultado 0-1 estava assumido pelo ambiente encarnado,Adu aparece livre e faz o tão desejado empate. Foi um balde de água fria para os sadinos,e um balão de oxigénio para os desiludidos benfiquistas.
S.L.BENFICA 1-1 V.SETÚBAL (Adu,93'/Matheus,11')

2 comentários:

zerapaz disse...

Ver um jogo do meu clube, no auto-denominado "canal público de televisão" é um desafio à paciência e auto controlo.
Quando os nossos rivais da 2ª circular jogaram em Milão, podiam ter sofrido, na primeira parte, os mesmos golos com que o Arsenal hoje aviou o Slávia Praga: no entanto, tiveram o mesmo resultado que os nossos jovens -que ainda a semana passada andaram a suar as cores da selecção nacional e com o desgaste que as viagens à Ásia (continente em que tais países deveriam estar inseridos) acarretam-, mas os comentadores, à conta do golo marcado pelo SLB ao cair do pano, elogiaram de tal maneira as papoílas saltitantes que mais parecia que tinham ganho o jogo.
A mim o que me parece sinceramente, e desculpem lá se me enganei, é que andam a beber em demasia na cartilha do comentador de domingo à noite no canal cabo da concorrência...

Apenas 2 exemplos:
1. a entrada de Paredes, que eu concordo que apenas sabe defender tal como frequentemente disserta o Sr. Santos, serviu, não -como os Srs comentadores nos quiseram fazer pensar- para o Sporting jogar com 3 centrais e dois trincos, mas para jogar no mesmo esquema que vinha utilizando (com o Miguel Veloso no lugar de Ronny), e deve ter sido, na minha modesta opinião, para tentar travar Mancini, e para o eixo defensivo do Sporting ganhar experiência; Fazer Miguel Veloso passar a jogar como único trinco era dar um grande tiro no pé, pois o rapaz, na ultima semana e meia jogou 200 minutos, coisa a que ainda não estará muito habituado, e ainda teve se ir desfilar para a Fátima Lopes no Portugal Fashion (essa é que ainda não percebi).
Já agora, a titulo de curiosidade, quem seria a portuguesita que aos 90 min, quando o Veloso marcou um livre à entrada da área, pareceu bastante despontada, ia saltando da cadeira, mas ainda teve discernimento para ajeitar a peruca? (LOL) Diana Chaves? "Floribella" Abreu? Isabel Figueira?
2. Purovic e Celsinho (que já foram rotulados de contratações falhadas pelo tal comentador de domingo à noite), são bastante jovens, tendo se não estou em erro 19 e 17 anos, respectivamente:
Purovic, que até já marcou, se não estou em erro, 2 golos no campeonato (Amadora e Setúbal), é um jogador bastante alto e seria uma preciosa ajuda para as bolas paradas, já que o jogador de campo mais alto em campo pelo SCP teria cerca de 1.86m (Tonel) e o sporting estava a ter bastantes dificuldades com os centrais da Roma (ambos com mais de 1.90) nas bolas paradas defensivas;
Celsinho, bem desse basta dizer que é titular das jovens selecções brasileiras, pode jogar em 3 posições (Avançado Centro, Extremo Direito e médio organizador.

Para concluir apenas me resta dizer o seguinte: agora que o Sporting por via do acordo celebrado com a CML, deixou de ter as despesas mensais de amortização de empréstimos que tinha até Setembro, pode-se permitir pagar mais condignamente aos seus
jovens, e por conseguinte, aumentar substancialmente as suas clausulas de rescisão, o que irá por consequência contribuir para:
1.º diminuir o apetite dos grandes europeus, que estavam habituados a vir aqui aos "saldos";
2.º manter estável este plantel, com um ou outro ajuste necessário (aumentar as 2ªs escolhas do treinador, e colmatar a saida de M Veloso (com encaixe de 30 milhões de euros, o que dará um lucro bruto de 28 milhões de euros à SAD)
3º Não comprar pacotes de jogadores à lá vieira, em que 10 se aproveitam 2, e mesmo esses (Di Maria e Cardozo) com reticências;

Eu se fosse de outro clube, também estaria preocupado, pois se de um ano para o outro, na Xampions, já se nota alguma evolução, daqui a poucos anos, seremos, a manter esta linha de acção, presença frequente nas eliminatórias da 2ª parte da competição.

zerapaz disse...

Fátima de Parabéns

No seguimento da saga de há semanas contra o campeão nacional,
o clube da terra das aparições veio a Belém, sempre alumiado pelo verde
choque do Bando dos 3 de Serviço -com especial relevo para o senhor da
bandeirola da bancada poente- dizer porque razões ainda se mantém em
prova: crença, fé a caminho da glória, conforme a cantiga do grupo de bombos Juboléu,
que hoje nem se dignaram a aparecer.-
Quem terá também ficado um bocado triste terá sido a Irmã Lúcia,
depois das bocas do Vaticano da semana transacta de que teria de realizar
mais milagres para ser elevada à santidade, pois as circunstâncias
do jogo não tornaram necessária a intervenção da mesma bem como
dos seus manos, também interessados na questão.
Uma última nota para os "Jornalistas" de serviço, com Carlos Manuel
em grande forma para cuspir no prato em que já comeu, tendo de ser travado muitas
vezes, pasme-se pelo vermelhão Miguel Prates.

PS - Tou também extremamente curioso para ver a "análise" dos comentadores
do sistema em relação ao lance que deu origem ao primeiro golo:
1. Será que braço de montenegrino (Puro) é diferente de braço de grego (Katsou)?
2. Será que o montenegrino teria mesmo de cortar o braço?.

Fiquem bem, que eu tenho de ir à farmácia de serviço buscar Kompensan, ou lá
como é que se chama a cena das azias: se alguém tiver ai o telefone do Coroado, é favor
mandar ao meu cuidado, que esse sabe de certeza!

Ah, e boa sorte para o Fátima para a fase de grupos, em que terá de se bater
com os grandes de Setubal!