

O ambiente no estádio da Luz, é diferente e qualquer adepto de futebol devia nem que fosse uma só vez, 'sentir' o que muitos apelidam de 'inferno'.
Esse , dito inferno, agora o percebo, há qualquer coisa no ar que influência de fora para dentro mesmo que vejamos o jogo como simples adepto de futebol, e vem de dentro de cada um, um inferno eminente activo. Um derby é sempre um derby, sempre as mesmas expectativas e rivalidades, sempre os sonhos exacerbados de alguém, o favoritismo repartido, enfim ...
BENFICA 1 - 1 F.C.PORTO (cardozo // lucho)
O jogo foi demasiado táctico, como agora são quase todos os derbys.
Percebeu-se que o Benfica, jogando em casa, tinha que demonstrar ao seu público, pelo menos vontade. Foi o que fez, entrou os primeiros minutos a tentar vir para a frente, empurrar o Porto, não o deixando avançar e dominar a bola.
No entanto , Katsuranis deitou tudo a perder, ao agarrar Lucho na área, logo aos 10 minutos, desnecessariamente.
O F.C. Porto a ganhar tão cedo (nem eles acreditavam nisso) começou descontraidamente a controlar o jogo, às vezes a bola, ás vezes os espaços não deixando o Benfica organizar-se.
A partir do 'oferecido' golo , o Benfica destabilisou-se, errou muitos passes, C.Martins muito junto a Yebda atrapalhavam-se, Reys não se via, Aimar muito distante...
O F.C.Porto passeava-se, provocava a Luz jogando a bola para C.Rodriguez, criando um coro de assobios e muita aflição já que era o elemento portista mais perigoso.
Lucho e Tomás Costa, dominavam o meio campo e criavam lances e espaços, que deixavam os encarnados atrapalhados.
Lisandro teve, a passe genial de Lucho, um remate cruzado ao poste que fez tremer a Luz.
O Benfica só equilibrou nos últimos 15 minutos, mas saiu para o intervalo a perder.
No 2º tempo , como lhe competia, o Benfica carregou no acelerador, tentou a todo custo reverter o resultado.
Parecia mais ajustado, mais dinâmico e acima de tudo com mais vontade.
O F.C.Porto ficou na expectativa, trocou Tomás Costa (cansado?!) por Guarim , colocou Meireles a trinco e deixou o Benfica jogar.
Yebda era o mais perigoso e criou um lance aos solavancos pela esquerda, Cardoso estava lá, foi só esperar a dádiva de Helton e cabecear para a baliza. A tentativa de tirar a bola por B. Alves saiu frustrada, já lá estava dentro.
A Luz brilhou, era o melhor período do Benfica e prometia-se mais.
Não durou muito, já que o 'tsunami' (katsuranis) estragou a boa onda, com uma falta a meio campo sobre o detestado C.Rodriguez.
A expulsão estragou a estratégia que estava a resultar com Nuno Gomes (saída forçada de Aimar) e Cardozo na frente.
Voltou tudo à estaca zero, o Porto voltou a dominar o jogo mas sem aproveitar a vantagem numérica, preferiu ou não 'quis' ganhar o jogo.
Quique remendou a defesa, saiu Cardoso entrou Sidnei, logo a seguir outra, Leo deu lugar a R.Amorim, ficando Nuno Gomes sozinho na frente praticamente acabou o Benfica.
Jesualdo apostou em Hulk, criou algum perigo só que Quim sempre anulou os lances.
Mesmo com a evidente quebra física encarnada , o Porto não conseguiu vencer o parecia mesmo ali à mão de semear.
O resultado acaba por se ajustar, às aselhices e benesses de uns e à falta de vontade de vencer e conformismo de outros.
Logo à noite temos um derby na Luz , depois do empate em vila do conde ante o Rio Ave qual vai ser a reacção do Benfica?
E o F.C.Porto , virá para ganhar e ainda se afastar mais do rival e manter a liderança?
A ver vamos , que ganhe o melhor, ou empatem os melhores mas que o melhor seja o ARBITRO!!
ZENIT 2 - 1 MANC. UNITED (pogrebryak, danny // vidic)
Os russos bateram o poderoso Manchester.
O futebol russo tem estado ao mais alto nível. Foi a selecção, foi o Zenit ao vencer a UEFA e agora a Supertaça europeia.
Danny, o recente chamado para a selecção por Queirós foi a grande estrela da equipa russa , ao apontar o golo da vitória, e considerado 'the men of the match' pela UEFA.
Já começou a justificar os 30 milhões de euros que o Zenit pagou por ele ao Dínamo.
Não é de admirar, foi de facto, o melhor, o mais influente, melhor marcador e contribuiu e muito para o Manchester United ser campeão europeu.
PARABÉNS , este foi o Cris'teu'ano Ronaldo.
RIO AVE 1 - 1 BENFICA ( semedo// nuno gomes)
Começou mal o Benfica esta 'nova' liga sagres.
Mas foi só o resultado desfavorável, ao que parece a exibição foi até razoável . O Benfica só esteve a perder 1 minuto, reagiu e marcou de seguida. Os primeiros pontos perdidos antes do grande derby
Benfica - F.C.Porto.
O 1º dos grandes a actuar, perante o seu público, fez o que tinha a fazer :ganhar.
Marcou cedo (4' ,tonel) e isso tranquilizou o Sporting. O Trofense não conseguia respirar, nem ter a bola , o Sporting fez sempre as contas do jogo.
Mesmo sem ser avassalador, deixou os atrapalhados trofenses aflitos e com naturalidade chegou ao 2-0 e 3-0 antes do minuto 30.
Depois foi só gerir. O Trofense só de remates de longe tentava criar perigo.
Na 2ª parte, o Sporting entrou a todo o gás e quase matava o jogo com um 4º golo. O Trofense, a partir desse susto parece ter acordado.
Movimentou-se melhor, já com mais bola começou a jogar taco a taco com o Sporting, Delfim era a 'estrela' da Trofa e R.Nascimento criava as situações mais perigosas.
E foi assim ,dado o à vontade que o Sporting lhes propocionou o golo.
Um penalti (falta de Polga fora da área) e a expulsão veio manchar a ordem do jogo e acalentar esperanças (poucas) à equipa da Trofa.
O Sporting não se deixou intimidar com a pressão trofense e teve mais ocasiões para marcar. Bastava acelerar um pouco para criar perigo.
O jogo acabou dividido, mas a jogar com menos um o Sporting conseguiu manter a diferença de 2 golos e vencer a partida merecidamente.
Quando ao resto dos jogos, destaque para o nadador Michael 'PHILIPS' ,com a carga toda, 8 medalhas de ouro, o homem - peixe que foi submetido a 40 controles antidopagem, mas as barbatanas não são ilegais....
O outro destaque vai para o homem mais rápido em 'terra'.
Alta BOLTagem, o jamaicano Usain Bolt, foi o mais rápido, a facilidade com que venceu parecia de outro mundo (e ainda só tem 22 anos).
NO FUTEBOL:
A ARGENTINA foi a campeã olímpica ao bater a NIGÉRIA na final por 1-0, golo do 'português'-benfiquista' Di Maria.
O BRASIL ganhou a medalha de bronze, ao bater a BÉLGICA por 3-0 , golos de Diego e Jô (2).
Outra diferença para melhor, foi a importância dada aos lances de bola parada (livres), a coisa estava bem estudada e com várias soluções.
Quanto ao jogo , houve as habituais dificuldades iniciais, mas as movimentações indiciavam que o golo estava próximo.
C.Martins fez o gosto ao pé aos 23', com 2 remates de seguida, pé direito e depois pé esquerdo, tabela no defesa e GOLO!
A bem fechada selecção nórdica, não permitiu grandes oportunidades, mas o perigo sempre lhes rondou a baliza.
No 2º tempo, Simão marcou logo aos 48, belo cruzamento de Miguel e entrada fulgurante de cabeça de Simão, um tiro!
Depois vieram as alterações, a saída de C.Martins e Deco, deixou a selecção entregue a M.Fernandes e Danny,este em estreia, o jogo acalmou um pouco.
Começou Miguel a ter importância, depois da saída forçada de Bosingwa, as suas investidas empurravam os nórdicos para a área.
Nani também foi importante nesta fase, mas tentou demais sozinho, na ânsia de marcar esqueceu o colectivo.
Depois em 4 minutos se aumentou o resultado, deixando as Ilhas Faroé de rastos.
Duda aproveitou uma falha, mais uma de Hugo Almeida, e marcou de cabeça a centro de Nani.
Depois foi B.Alves aproveitou uma bola 'perdida' e facturou num remate de longe.
Nani, conseguiu finalmente o golo, ao aproveitar um ressalto, uma bomba para não ter dúvidas.
Foi um bom ensaio ao julgar pelo sorriso de Queiroz no final do jogo.
Esta aberta uma nova era, e a ver vamos quando for mesmo a sério...
Na convocatória houve novidades, é o reestruturar , ideias novas , novos caminhos. Este jogo treino vai servir para animar as 'tropas'.
Ilhas Faroé? Isso é o quê? Um destino de férias?
Vamos lá, arrasem lá esses gajos, que coitados não sabem que os espera, mas isso que importa, afinal o destino das férias somos 'nós' , um país à beira-mar plantado.
A jornalada só fala na ausência do 'frangueiro' do Ricardo.
Que importância tem isso? Ele sofreu mais golos num ano em Espanha que em dois em Alvalade. Uma certeza tenho, esses golos valem mais dinheiro que os de cá.
Mas mais estranho é, não porem o Quim nos píncaros, já estão à espera que dê barraca? Ou será que ainda não é desta que o pensam que o Quim será titular?
Cada Treinador tem os seus métodos, vamos lá caroço, vamos lá ver como se sai Queiroz.
Justa homenagem,esta Eusébio Cup. O jogo serviu de preparação, mais um , para testar as ideias de Quique.O Inter, de Mourinho, continua uma grande equipa. O trofeu foi para Milão, o Inter ganhou nos penaltis, o que não conseguiu fazer dentro dos 90 minutos. Para o Benfica, foi um bom teste, serviu para detectar algumas lacunas que a ainda existem (pois, são os ajustes...não é sr. Quique?).
( Cardoso )
O BENFICA apresentou-se aos seus sócios e adeptos frente ao FEYENOORD.
O jogo era o menos importante, a atracção era Reyes e a bem composta Luz estava exuberante em dia de festa.
O Benfica foi melhor, já com algumas referencias do que vai mostrar na liga Sagres, os holandeses não foram uma equipa combativa mas não facilitou o jogo na Luz.
A ansiedade apoderou-se da Luz, não tanto pelo jogo, os golos não apareciam mas porque todos queriam ver a mais recente aquisição.
Cardoso acalmou os benfiquistas ao marcar aos 68 minutos e pouco depois a tão aguardada entrada, devolveu o clima de euforia .
Sim ,era Reyes nº 6, o espanhol que ainda fez vibrar a Luz com um remate ao poste e com jogadas de belo efeito em apenas 15 minutos.
A festa acabou com uma escassa vitória , mas os indícios que a equipa se está a compor numa pauta difícil, com uma 'orquestra' quase nova, já se vão ouvindo alguns acordes duma sinfonia que todos os benfiquistas pretendem ouvir ao longo deste campeonato.
O F.C.Porto soma e segue nos jogos de pré-temporada.
Continua a sua preparação com exibições de algum nível, onde os mecanismos da época transacta ainda estão a ser captados pelos novos jogadores.
Quaresma? Pois, é um enigma que não se ouve falar muito. O F.C.Porto estará a testar a falta que ele fará ao plantel?
Talvez. Uma gestão de esforço da equipa e do jogador?
O certo é que os azuis e brancos tem sobrevivido sem ele, e com isto testando novos esquemas e novos jogadores.
Pequeno destaque para o mais recente reforço: Hulk- é forte fisicamente, alguma habilidade e rapidez e já marcou ....bom prenuncio.
........................................................................................................
SP.BRAGA 3 - 1 LEIXÕES (L.Aguiar,Rodriguez,Meyong//Diogo Valente)
O Braga continua num bom plano, foi rápido a marcar e aguentou a pouca pressão da resposta do Leixões.
Estes torneios servem para rodar,experimentar e cimentar equipas, o Braga já está adiantado na sua preparação, uma equipa que promete dar luta de nível superior.
O Benfica parece que acordou, fez sair o já cansado C.Martins, e Sidnei quase emendou o erro com um tirasso ao poste.
Makukula, de seguida, tirou um petardo da cartola e fez um fabuloso golo, criando a espectativa no jogo.
Poucos minutos depois , foi Cardoso que apanhou as sobras do defesa françês e marcou oportuno.
A aposta nesta dupla, resultou...embora ainda se note alguma atrapalhação e falta de ritmo competitivo.
O Benfica não perdeu, e essa foi a sua vitória.
Quique, aos poucos vai acertando a equipa e é nestes jogos que das experiências se podem tirar conclusões.
F.C.PORTO -3 -LEIXÕES -0
O F.C.Porto já está num bom nível, aos poucos vai integrando os 'reforços' no seu esquema e na estrutura que tinha.
A novela Quaresma, que estranhamente poucos empolgam, continua num impasse...eu acho que ele não vai sair, mas no futebol os 'volte face' são de um minuto para outro.
Acho mesmo que se ele não jogar no F.C.Porto não joga em mais lado nenhum, porque ninguém dá 0s tais 40 milhões, porque ele não vale nem metade. E para sair do campeão para um clube de 2ª linha vais vale estar sossegado.
O Quaresma só precisa de crescer...como homem e vai concerteza ser melhor futebolista no futuro.
SP.BRAGA - 2 CAGLIARI - 0
O Braga está-se mostrando. Tem um treinador dinâmico e ambicioso e está bem reforçado. Será talvez a equipa com melhores reforços para a sua dimensão, e promete dar luta aos grandes ...a ver vamos.
........................................................................
V.GUIMARÃES - 2 PSG - 1
Apesar de ter perdido parte da estrutura da época passada, o Vitória continua com ambições e convicções muito determinadas.
O trabalho está a correr bem e recomenda-se.
Não sei se o sorteio da pré-eliminatória da Champions é favorável ou não.
Pelo menos parecem ser acessíveis,tanto o Basel com o Gottemburgo,mas tem de ser o 'melhor' Vitória para consegui-lo. De uma coisa terão a certeza, os vitorianos estarão lá para apoiar como sempre.