Other words same feeling

domingo, 20 de abril de 2014

SPORTING: UM JOGO COSM'E'...MICO!

BELENENSES 0-1 SPORTING
                                              (adrien -pen.)

Não parecia, mas este jogo tinha uma amplitude cósmica pela sua importância.
Se uns milhões esperavam ser campeões (slb) com a ajuda do Belenenses, outros menos milhões esperavam garantir a entrada na Champions League do ano seguinte.
No meio de tudo, o anfitrião Belenenses, à rasca para se safar da despromoção, ajudava fazer algum pontinho.
Não era só esta a dimensão cósmica, não fosse o arbitro de nome Cosme...mico, acabar por decidir a partida com um penalti, para uns duvidoso, para outros sem dúvida nenhuma.
O futebol é assim, mas tudo o que se passa tem um sentido, nada acontece por acaso, vá-se lá saber porquê....

Quanto ao jogo, o Sporting teve sérias dificuldades em penetrar na defesa belenense, bem montada, ocupando os espaços quase todos, nem os 'artistas' Capel e Mané, nem os alas Jefferson e Piris (substituiu Cédric castigado) foram capazes de furar uma muralha azul de 4 defesas e 2 trincos.
O Sporting mudou os protagonistas, mas manteve o mesmo esquema, deixando Mané numa das alas e André Martins a 10 de apoio a Slimani.
O Belenenses, numa atitude, mais defensiva, bloqueava as entradas, o mais à frente possível da sua área, e dificultava a habitual rodagem de bola Adrien-William-Jefferson ou Piris. 
Pareceu um Sporting tambem mais cautelista, menos dinâmico, talvez a relva crescida do Restelo atrapalhasse, ou a pressão da importância do jogo.
O Belenenses foi o primeiro a criar perigo, aos 4 minutos, um remate cruzado assustou Patrício...
O Sporting demorou a entrar no jogo e só pelos 20 minutos pareceu despertar, com três lances mais perto da baliza de Matt Jones. Slimani de cabeça ao lado, um remate de Adrien por cima, outros de Mané ao lado e por cima, lance mais perigoso foi de André Martins, um potente remate cruzado na barra... azul.
Tudo incerto, tudo em aberto, a dimensão cósmica mantinha-se ...
Na 2ª parte, voltou o Belenenses a abrir as oportunidades, Fernando Ferreira obriga Patrício a grande defesa. Na jogada seguinte, o lance cósme...mico, Mané é derrubado na área por João Meira, uma machadada nas pretensões belenenses. Adrien não falhou e deixou o Sporting em vantagem...0-1.
O jogo estica-se, começam a haver mais espaços jogáveis, a bola variava de posse, muitas vezes, o Belenenses veio mais para a frente e Mané voltou a assustar a baliza contrária...
O Belenenses começou a aparecer, na cadencia de 10 em 10 minutos, teve 2 chances, uma defendeu Patrício, outra o recem entrado Rembé rematou ao lado.
Minuto 80, Rojo é expulso por suposta entrada por trás e o Sporting tinha 10/+ 3 min. para defender a vantagem com menos um jogador. Dier, completa a defesa,saída de Mané, e foi o Sporting que assustou, um quase autogolo dava o descanso por pressão de Carrillo.
Já nos descontos um último lance deixou em suspenso o Restelo. Um canto, com o guardião Matt Jones, tambem na área leonina, bola ao segundo poste, cabeça de Meira para o primeiro,mas Tiago Silva não chega à bola que acaba nas mãos de Patrício.
Cosme Machado, apita de seguida, o Sporting vence no Restelo 0-1, garante a entrada directa na Champions, adia a possível festa de campeão do Benfica para a Luz...

Sem comentários: