Other words same feeling

terça-feira, 24 de junho de 2014

PORTUGAL: UMA LUZ AO FUNDO DO TUNEL, ALGUM COMBOIO?

ESTADOS UNIDOS 2-2 PORTUGAL
jones, dempsey                 nani, varela     

'Marcar cedo e cedo erguer, sinal de amolecer'. Uma adaptação de um ditado popular, que resume a primeira parte portuguesa, uns primeiros minutos de vontade e pouco mais;
Nani marcou pelos 5 minutos, um cruzamento mal aliviado, chegou aos seus pés, deitou Howard, num segundo de espera e marcou! Portugal,deitou-se à sombra e só já no final, tiveram a chance de aumentar o resultado por Eder. Remate de Nani ao poste, recarga de Eder que Howard fez excelente defesa.
Os americanos reagiram bem ao golo e aos poucos foram ficando com a bola, mas as suas tentativas resumiam-se a remates de longe.
Portugal, foi uma equipa sem 'organizador', apostou em Nani como caminho e criou algumas dificuldades à defesa americana. 
Portugal a ganhar ao intervalo, o resultado mais conveniente que convincente! 
Não é há sombra de um magro golo, que se ganham jogos, as limitações físicas e tácticas da equipa portuguesa veio ao de cima quando os americanos foram mais precionantes.
Apostaram nas entradas pela esquerda remendada com Veloso e iam avançando no terreno.
Portugal  equilibra a posse de bola, William Carvalho já orienta com mais ajuda aproximada de Moutinho,mas num canto, a EUA marca, alivio para fora da área e Jones com remate forte e colocado fez o empate. Já Ricardo Costa tinha tirado o empate em cima da linha, já as ameaças rodeavam a baliza de Beto. 
O pior estava feito, Portugal adormecera, os americanos ganharam animo e assim reviraram o jogo.
Mais uma jogada pela esquerda portuguesa, mais uma atrapalhação, mais um não safar da bola a sobrar para Dempsey com o peito fazer o 2-1. 
Caiu o pano, mesmo já com Varela em campo,a dar outro fôlego, Portugal estava fora do mundial.
Tinha pouco mais de 10 minutos para alterar tudo e capacidade?
Os EUA recuaram, defenderam, era a qualificação, estavam ali à mão de semear, estava tão perto, tão perto...
Só que, Ronaldo ressuscitou, fez o cruzamento milimétrico, à medida da cabeça de Varela, que adivinha onde a bola passar e trespassa Howard, fulminante e acaba o sonho americano!
Portugal remediou a frustração, não perdeu,quase perdeu, vê a luz ao fundo do túnel, mas essa luz parece mais um comboio pronto para atropelar um sonho adiado.

Sem comentários: