Other words same feeling

sábado, 30 de maio de 2015

2014/15 : ACABOU-SE A BOLA DOCE

Campeonato acabado, o Benfica renova o título, bicampeões, pois claro!
Há quem diga que este campeonato teve 'colinho'. O significado de 'colinho' para uns não será o mesmo para outros.
Aos campeões, o 'colinho' foi da massa associativa e adepta, aos adversários  a mão que embalou o titulo teve contornos estranhos.
Todos os anos,seja quem for o vencedor, haverá sempre supostas ajudas,golos suspeitos,penaltis duvidosos, o futebol vive destas dúvidas que serão infinitas, porque quem decide é humano e errar é humano...
Este foi o ano do Benfica, porque pareceu a melhor equipa, fez mais pontos, não oscilou nos momentos 'chave' e porque  também teve a pontinha de sorte que um campeão tem de ter.
O Benfica 'aproveitou' a sua 'folga' europeia para se dedicar quase em exclusivo a este título, a eliminação da taça de Portugal ajudou a uma gestão de plantel mais equilibrada.
Jesus, soube mais do que tudo, não cometer erros como no passado, evitou inventar, jogando pela certa.
A vitória no Dragão e o empate em Alvalade (nos últimos segundos), deu ao Benfica a força para acreditar que podia revalidar o título. Jonas, a veterana revelação deste Benfica.

O FC Porto poderia ter tudo para ser feliz. Foi uma equipa que demorou a encontrar um fio condutor, tem grandes jogadores, mas Lopetegui baralhou demasiado as 'suas' cartas, o que por vezes, mostrou um FC Porto irregular vivendo apenas do salvador e gigante Jackson.
Compreende-se que o mister espanhol demorou a entender que tinha em mãos o que poderia ser uma grande equipa. Primeiro ano em Portugal e logo num clube 'obrigado' a vencer?! Quem não quer vencer? Seria ouro..sobre azul!

O Sporting fez um esforço enorme, para se bater de igual contra os rivais, que estão a um nível bem superior. Treinador novo, Marco Silva, que vinha do Estoril com uma boa áurea, alto astral e ficaram boas perspectivas e esperanças.
A sua força este ano foi o regressado Nani, um empréstimo muito útil, que arrastou consigo um querer verde branco e incutiu nos colegas uma força extra perante uma desigualdade evidente.
Este Sporting, foi além das possibilidades, assumindo 'erradamente' uma candidatura ao titulo, o que aumentou a pressão sobre todos. Chegou à final da taça de Portugal e espera vencer, na Europa foi o mais longe possível...vai arrumar a casa e o futuro pode parecer mais risonho.


A luta por um lugar europeu colocou várias equipas ao mesmo nível,mesmo sendo elas diferenciadas em qualidades.
Um Sp.Braga fiel a um nível mais elevado, já com caracteristicas muito próprias, ficou na 4ª posição da tabela e premiada com uma final no Jamor depois de eliminar o Benfica na Luz.
O V.Guimarães deu continuidade a um trabalho de renovação, apostando na juventude da casa, um reerguer de um clube, que através de Rui Vitória soube aproveitar a potencialidade da juventude, 5º lugar.
O Belenenses voltou ao nível 'europeu' graças a uma aposta de um misto juveterano, mantendo algum equilíbrio durante a época. O clube místico de Belém volta assim ás lides europeias, dando a Lisboa a possibilidade de brilhar em 3 lugares.

Quanto à descida,o Penafiel não aguentou o nível exigente da Liga e o Gil Vicente, após muitos anos, volta a eliminar Barcelos da 1ª divisão nacional.

Sem comentários: