Other words same feeling

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

LIGA SAGRES : FC PORTO NA FRENTE

SPORTING 1 - 2 FC PORTO (moutinho // lisandro,bruno alves)

Limpar a imagem deixada em Londres era o principal objectivo do FC Porto. Uma vitória a sorrir-lhe seria como matar 2 coelhos com um tiro só.

Na verdade sorriu mesmo , um sorriso azul e branco que apagou as mágoas lá dos distantes 4-0 e encaminhou a equipa para uma nova etapa do campeonato. Será o virar duma página menos boa até agora.

Em contrapartida , o Sporting, que se podia isolar na frente destacado, perdeu mais uma vez essa chance. Como diz P.Bento, 'o campeonato não acaba em Outubro', mas começa a complicar-se em Outubro, digo eu.

Quanto ao jogo , P.Bento achou surpreender com Djaló a 10, num misto de losângulo e 4-3-3 , uma invenção à muito experimentada e gasta porque nunca ou quase nunca deu efeitos práticos.

O FC Porto veio igual a si próprio, manhoso, deixou correr o jogo controlando os leões à distância. Depois, foi encontrar espaço para espalhar o jogo rápido de contra ataque, do qual surgiu o 1º golo.

Tomás Costa ganha a bola (em falta?) a Grimi na esquerda, Meireles remata à baliza, o ressalto sobra para Lisandro marcar sozinho.

Do pouco que tinha feito, o FC Porto estava a ganhar e deixou os leões mais nervosos ainda.

O Sporting não conseguia fazer o seu jogo, Rochemback muito encostado à linha limitava-se aos passes curtos, Veloso não organizava, Moutinho não tinha a bola...

Helder Postiga era o mais inconformado, mas sozinho ...

Mesmo assim, Moutinho 'sacou' um penalti a Tomás Costa, foi empurrado a entrar na área, discute-se agora intensidade do empurrão...

O mesmo o marcou, e o empate veio repor alguma verdade ao jogo.

Mas Bruno Alves deixou Alvalade de boca aberta, minutos depois. Um soberbo e potente livre directo deixou Patrício colado ao chão.

Era, pois a eficácia que mandava no jogo, este 2-1 premiava quem tinha a pontaria afinada.

Antes do intervalo , Derlei teve o empate na cabeça, mas Nuno fez o que lhe competia e evitou a igualdade.

O Sporting veio para ser mais rápido na 2ª parte, P.Bento trocou Grimi por Pereirinha, deslocando Veloso para a esquerda.

O jogo leonino melhorou, o FC Porto ficou mais encolhido e o Sporting com menos espaço para jogar perto da área portista.

Mas era no meio campo que os portista tentavam parar o enredado jogo leonino. Tomás Costa estava em evidência, parava Moutinho ou qualquer um com excessiva violência...só foi amarelado.

O FC Porto aproveitava o adiantamento sportinguista para cheirar a baliza de Patrício. Bruno Alves quis repetir o livre, mas a 'bomba' esbarrou na barra...faltou a mira certa desta vez.

O Sporting estava pouco esclarecido e só com a entrada de Liedson voltou a conseguir criar algumas situações perigosas.

O FC Porto geria, sempre com os cuidados máximos, porque morrer na praia não estava nos seus planos...e conseguiu levar o barco a bom fc Porto.

O Sporting perdeu porque o FC Porto soube ler melhor o jogo e ser mais eficaz, foi mais inteligente nos períodos mais difíceis e conseguiu controlar evitar os supostos perigos leoninos.

OUTROS RESULTADOS:

ACADÉMICA - NACIONAL 1 - 1

RIO AVE - P. FERREIRA 3 - 2

E.AMADORA - TROFENSE 1 -0 (*)

(*) Este eu vi ao vivo e a cores.

Quem fala que do futebol português está bem e recomenda-se , devia assistir a um jogo deste nível de pobreza.

Não só pelo jogo em si , mas pelas condições para ver-mos o mesmo.

A assistência de cerca de 1000 adeptos diz bem das pretensões do futebol nacional por estes tristes campos do país.

Fiquei mesmo com a sensação que assistia ao clube lá do meu bairro, só que nesse tempo jogava-se no pelado.

É mesmo a liga dos últimos ...com pretensões, mas sem condições.

Sem comentários: